O Colégio Politécnico da UFSM realizou recentemente um treinamento sobre a produção de nogueira-pecã para criadores de gado de leite em São Paulo das Missões. Participaram produtores de 10 municípios da região das Missões.
Os produtores implantaram a cultura buscando incrementar a renda, produzir sombra para os animais e melhorar a qualidade dos pastos. Alguns já estão colhendo duas toneladas da fruta por hectare, com plantas de 10 anos de idade, ampliando a renda em R$ 24 mil por ano (R$ 12,00 por kg com casca). A fruticultura é consorciada com os animais.
Foram realizadas atividades teóricas e práticas de plantio, adubação, podas, manejo das plantas e das frutas. Os produtores solicitaram um segundo treinamento, em novembro, para compreenderem o manejo das podas de verão, pragas, doenças, plantas daninhas, deficiências e adubações foliares.
Também foi realizado treinamento para produtores de oito municípios da Região Centro-Serra em Arroio do Tigre, onde 140 produtores de tabaco iniciaram o cultivo da nogueira e solicitaram ao Politécnico o treinamento sobre a cultura, o qual foi organizado pelas prefeituras e pela Sicredi. Foram realizadas palestras teóricas e dinâmicas de campo no município de Passa Sete.
Segundo o professor Diniz Fronza, coordenador e palestrante nos eventos, a cultura está crescendo muito por apresentar um fruto pouco perecível, de alvo valor nutricional e de alto valor de venda. Ambos os treinamentos foram realizados sem custos para os produtores.
Foto: Divulgação