Um espaço para pequenos artistas

Em meio a colagens, desenhos, gravuras, pinturas, sucatas e tantos outros materiais, tomou forma a mostra anual das produções dos pequenos artistas da Escolinha de Artes do Centro de Artes e Letras da UFSM. A abertura da exposição aconteceu na manhã da última segunda-feira (21), na Sala de Exposições Cláudio Carriconde, no prédio 40 (CAL) do campus universitário. Os trabalhos seguem expostos até o dia 28 de novembro.

Com uma história de mais de 45 anos, a Escolinha de Artes do CAL nasceu embasada nas diretrizes do Movimento das Escolinhas de Arte do Brasil. Desde então, acompanha as mudanças no Ensino da Arte no Brasil e vem desempenhando um papel ímpar neste cenário, sendo o único espaço deste tipo na cidade de Santa Maria. Em 1978, a Escolinha de Artes recebeu a denominação de Laboratório de Iniciação e Criatividade em Artes (LICA). Mesmo assim, a denominação afetiva de Escolinha continua sendo utilizada.

Crianças de seis a 12 anos podem participar da Escolinha, que atende anualmente em torno de 60 alunos. Nesse ambiente, os pequenos vivenciam o campo das artes como atores principais, sendo que muitas vezes, segundo Reinilda Minuzzi, professora do Departamento de Artes Visuais da UFSM e responsável pelo LICA, elas mais ensinam do que absorvem, mais demonstram do que solicitam, participando intensivamente e com entusiasmo das atividades propostas. Além das artes visuais, os alunos também têm contato com as artes cênicas, participando de aulas de representação e atuação, ministradas por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Teatro da UFSM.

A Escolinha é um espaço de aprendizagem, tanto para os alunos quanto para os acadêmicos das Artes Visuais, que através das aulas que ministram vivenciam de forma lúdica uma experiência que foge ao ensino em artes corriqueiro das escolas formais. Nesta perspectiva, esse ambiente serve, também, para gerar possibilidades novas e para questionar as existentes, constituindo-se na troca e na construção de privilegiadas e integradoras vivências no campo das Artes.