Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Projeto de extensão da UFSM fomenta a produção de literatura nacional



O projeto de extensão Bestiário Criativo, que visa aproximar a comunidade acadêmica do mercado editorial nacional, vem realizando diversas atividades. Em maio, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a equipe do projeto promoveu um seminário itinerante sobre literatura fantástica nacional, discutindo o mercado editorial nacional em relação a autores, editores, projetos transmídia e integração midiática.

O professor coordenador do projeto, Enéias Farias Tavares, passou a ministrar, desde 2016, uma cadeira que estimula a produção de ficção no curso de Letras da UFSM. Como resultado dessa experiência, o Bestiário Criativo organizou a publicação de uma coletânea com os contos produzidos pelos alunos durante o decorrer das aulas.

Agora, um dos integrantes do projeto, o pós-graduando Andrio Santos, está com uma campanha de financiamento coletivo em andamento que objetiva a publicação de um romance. O portal escolhido para a campanha foi o Catarse, já conhecido por possibilitar que autores independentes de livros, quadrinhos, entre outros, possam captar recursos para custar a produção de seus projetos.

O romance de Santos, “O Réquiem do Pássaro da Morte”, ainda tem cerca de duas semanas de campanha pela frente e, como de costume nesse tipo de projeto, oferece diversas recompensas, além do romance impresso: os apoiadores poderão ganhar uma história em quadrinhos, um conto inédito e/ou uma estatueta.

O romance de Andrio Santos aproxima-se do subgênero fantasia sombria (Dark Fantasy), um dos tipos de literatura que se enquadram no cenário de literatura fantástica. A narrativa apresenta um enredo sombrio e adulto, com atmosfera gótica. A narrativa faz referência aos clássicos do horror, como “Frankenstein”, de Mary Shelley, e “Fausto”, de Goethe, aos poemas de Baudelaire e Augusto dos Anjos, e aos contos de Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft. Para conhecer e apoiar o projeto, basta acessar o link.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-32529

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes