A UFSM está
realizando o processo de cadastramento de digitais de servidores Técnico-Administrativos
em Educação (TAEs) para a implantação do controle eletrônico de frequência por
meio de sistema de identificação biométrica. A captura das digitais já teve
início no Hospital Universitário (HUSM) e, a partir desta segunda-feira (17), ocorre
para servidores com exercício na Reitoria. Em seguida, o processo será
estendido para as demais unidades universitárias.
A pró-reitora
de Gestão de Pessoas, Neiva Maria Cantarelli, explica que, neste momento, não
haverá mudanças nas regras de controle de frequência, apenas no modo de
registro. “O ponto biométrico dará mais agilidade ao servidor no momento do seu
registro de frequência, além de garantir maior segurança tanto ao técnico
quanto à instituição”, observa Neiva.
O
cadastramento biométrico dos TAEs lotados no prédio da Reitoria está sendo
realizado na sala 430, no 4º andar do prédio da Administração Central. Para
fazer o cadastramento é necessário que o servidor apresente documento oficial
com foto. A previsão é de que até a semana que vem todos os servidores da
Reitoria sejam cadastrados, atendendo, assim, ao prazo determinado pela
Justiça. Após isso, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) entrará em
contato com as demais unidades e subunidades universitárias informando os dias
e horários para a realização do cadastro biométrico.
No HUSM, o registro
biométrico já está em funcionamento desde 2015. Os servidores desta unidade, no
entanto, precisam fazer o recadastramento no novo sistema, que foi desenvolvido
pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM. Este recadastramento está
sendo realizado nas dependências do Hospital.
A Progep
informa que durante o processo de cadastramento dos técnico-administrativos
haverá um período de transição entre as modalidades de registro, em que será
permitido o registro de frequência tanto por meio de
login e senha, quanto da leitura das digitais. O registro
biométrico será feito em totens e equipamentos de leitura biométrica específicos.
Dois deles já foram instalados no hall do prédio da Reitoria. Os
demais serão instalados em outros pontos da Universidade, na medida em que o
processo de cadastramento avançar.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM