Em 1996, representantes dos 14 Grupos de Apoio à Adoção então existentes no Brasil se reuniram, nos dias 24 e 25 de maio, em Rio Claro, interior de São Paulo, no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. Na ocasião, o dia 25 de maio foi eleito como o “Dia Nacional da Adoção”. Seis anos depois, em 9 de maio de 2002, foi sancionada a Lei 10.447, oficializando a data.
O dia 28 de maio foi instituído pela UNESCO, em 1999, como o “Dia Mundial do Brincar” para chamar a atenção, em vários países, ao direito de brincar e para conscientizar e sensibilizar pais, educadores e a sociedade sobre a importância que as brincadeiras têm para o desenvolvimento integral da criança.
O Programa Fazendo Arte, produzido e apresentado por Rejane Miranda, entrevista, nesta quinta (25), Michele Monguilhotto, do Grupo Gaia de Adoção, e a professora Waleria Fortes, do Centro de Educação da UFSM, idealizadora do Grupo Criançar criado em 2011.O programa Fazendo Arte vai ao ar às 11h05, pelos 800 AM ou pelo site.
Neste domingo, 28, no projeto Viva o Campus, os dois grupos se reúnem para atividades durante todo o dia.