Ciência e Natura lança edição suplementar para 7º Workshop de Micrometeorologia
Publicado em
A Ciência e Natura acaba de lançar uma edição suplementar relativa ao 7º Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, que ocorre até sexta-feira (18), em Santa Maria, organizado por pesquisadores da UFSM. Essa Edição suplementar reúne 96 trabalhos (resumos expandidos), selecionados pelo Comitê Científico do Workshop. Tais trabalhos serão apresentados e discutidos durante a realização do evento. A edição da Ciência e Natura pode ser acessada pelo www.ufsm.br/cienciaenatura.
O Workshop acontece desde às 9h desta quarta-feira (16), no Itaimbé Palace. Na solenidade de abertura, estiveram presentes o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Hélio Hey; a diretora do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), professora Martha Adaime; o coordenador do evento, professor Gervásio Degrazia; a vice-coordenadora do Workshop, professora Simone Ferraz; e o coordenador científico do evento, professor Otavio Acevedo.
Essa 7ª edição conta com mais de 300 inscritos, sendo de diferentes instituições, nacionais e internacionais. Entre os países presentes estão Itália, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai e Argentina.
O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Meteorologia, e tem por objetivo reunir e divulgar as diferentes pesquisas em micrometeorologia realizadas por grupos brasileiros e internacionais.
O Workshop ocorre de dois em dois anos, e é uma oportunidade dos especialistas na área de física da camada limite planetária se reunirem e discutirem o estado da arte deste importante tema, que abrange questões fundamentais em turbulência e suas aplicações.
O evento, conta com o apoio financeiro do CNPq, da UFSM, da Direção do CCNE, e de todos os grupos de pesquisa que estão fazendo parte deste workshop.
Mais informações estão em http://workshop.micrometeorologia.com/
Micrometeorologia – É uma parte integrante da área maior conhecida como Ciências Atmosféricas, cujo interesse principal é o estudo da interação atmosfera-superfície. Os resultados da pesquisa em micrometeorologia são aplicados em questões ambientais e na previsão do Tempo e do Clima.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.