Projeto vai identificar refúgios de colônias de morcegos no campus

Um projeto de pesquisa desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde pretende identificar todos os refúgios onde existem colônias de morcegos (quirópteros) nos prédios do campus da UFSM. A identificação destas colônias é uma questão de saúde pública, pois os animais podem transportar bactérias e vírus patôgenicos para o homem, explica o coordenador do projeto, professor Geder Herrmann, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia. Estes animais estão no campus devido à grande oferta de insetos de hábitos noturnos.

Devido a essa oferta de alimento, os morcegos irão se multiplicar desordenadamente, gerando desequilíbrio populacional e problemas de saúde à comunidade universitária. Neste sentido, a acadêmica do projeto, Barési Freitas Delabary, aluna do Curso de Especialização em Educação Ambiental, já está elaborando um questionário (inquérito de opinião), para ser aplicado no campus.

A partir dos resultados obtidos serão obedecidas as normas de controle conforme Instrução Normativa nº 141 (Diário Oficial da União – Seção 1 – nº 243, de 20 de dezembro de 2006) que serão devidamente informadas ao Ibama, garante o coordenador.

O projeto ainda inclui um trabalho de educação ambiental com a comunidade universitária, constituído de esclarecimentos através de palestras, fôlderes e outras formas de divulgação.

Mais informações sobre o projeto de identificação de refúgios de colônias de morcegos no campus, podem ser obtidas com o professor Geder Herrmann, pelo fone 3220-8852 ou pelo e-mail gederpaulo@hotmail.com