JUSM iniciou na segunda-feira

Teve início na segunda-feira (24) a 19ª edição dos Jogos Universitários de Santa Maria. O evento tradicionalmente promove a integração entre estudantes de todos os cursos das universidades sediadas em Santa Maria, bem como incentiva a prática e dissemina o gosto por diferentes atividades esportivas. O evento possibilita o lazer, a recreação e a prática esportiva dentro da academia, e integra, além de estudantes, também servidores, professores da Universidade e a comunidade local.

O JUSM é a maior competição desportiva promovida na Universidade Federal de Santa Maria, reunindo uma média de 2 mil inscrições e um público estimado em 6 mil pessoas, entre acadêmicos e comunidade. Dioni Paulo Pastorio, responsável pela organização do JUSM, observa que esses números vem crescendo ao longo dos anos. “Trabalho com a organização dos Jogos há três anos e noto que houve uma evolução dentre os participantes, principalmente pela inserção de jogos típicos de mesa e do fim das seletivas entre os Diretórios Acadêmicos, possibilitando a todos disputarem os jogos”.

Os estudantes interessados em participar de alguma competição puderam escolher entre as diversas modalidades esportivas oferecidas este ano. Entre os esportes coletivos estavam futsal, futebol 7, voleibol, vôlei de areia, basquetebol, basquete de rua e handebol e tênis de mesa. Para os jogos de mesa, as opções eram truco, xadrez, sinuca, canastra e futebol de botão. Entre os jogos abertos, os acadêmicos puderam escolher entre cabo de guerra, atletismo e taco.

Em 2009, uma nova ideia foi desenvolvida e colocada em prática nos Jogos Universitários de Santa Maria. Passou-se a utilizar na arbitragem dos jogos, acadêmicos da UFSM, de qualquer curso. “Essa mudança representa um ganho extra de maneira profissional e ainda possibilita uma experiência sem dimensão neste âmbito. Foi uma evolução gigantesca”, afirma Dioni.

Os Jogos são promovidos por uma Comissão Organizadora e pelo Diretório Central dos Estudantes da UFSM. Também se conta com o apoio dos Órgãos da UFSM, através da compra de materiais, da locação dos espaços físicos, da divulgação e, principalmente, através da verba do evento, disponibilizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O apoio institucional recebido é fundamental para o sucesso do evento, no entanto, Dioni ressalta “para ter uma plena organização necessitamos também de uma equipe capacitada, desenvolvida, e, acima de tudo, bem distribuída entre todos os esportes, evitando assim que lacunas fiquem evidentes em alguns menos populares”.

De acordo com Dioni, há três anos participante da Comissão de Organização do JUSM, muitas dificuldades já foram enfrentadas, mas a maior ainda é conseguir mobilizar as pessoas em esportes pouco difundidos na região. Os Jogos Universitários de Santa Maria, no entanto, tentam fazer sua parte na divulgação desses esportes, promover a integração universitária e comunitária através da prática esportiva e, ainda, possibilitar alternativas de lazer e diversão na cidade.

A cobertura dos jogos Universitários de Santa Maria com mais informações pode ser conferida através do blog: http://jusm2011.wordpress.com/

Repórter:

Camila Marchesan Cargnelutti – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Dürr Missau.