JAI e Profitecs seguem nesta quinta com palestras, cursos e apresentações

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Dr. Rodrigo Costa Matos, abriu a programação de quarta-feira (19) na 26º Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, com palestra A pesquisa no Rio Grande do Sul. De acordo com o palestrante, o RS figurava entre os estados com menor investimento em pesquisa. A situação está melhorando, pois o número de doutores, atualmente, alcança o segundo lugar no país, havendo condições econômicas e políticas para aumentar os recursos em pesquisa. A liderança do ranking fica com o Distrito Federal.

A palestra da Drª Carmen Lozano Cabedo, Universidad Nacional de Educación a Distancia (Uned), Facultad de Ciencias Políticas y Sociología, de Madri, Espanha, abordou o tema: 40 anos de formação universitária a distância na Espanha. A Uned é a maior Universidade daquele país, com 220 mil alunos.

À tarde, houve apresentação de pôsteres no Centro de Educação Física Desporto (CEFD). Os trabalhos selecionados integram os subeventos da JAI: Mostra de Ensino, Fórum Extensão Conta, Salão de Iniciação Científica e Salão de Pós-graduação.

Programação de hoje

Nesta quarta (20) as atividades continuam, com palestra sobre "A proteção do conhecimento sensível e as redes sociais”, com o Dr. Robertson Frizero, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), no Salão Imembuí (2º andar da Reitoria).

À tarde serão ministrados a palestra "A produção historiográfica e a ditadura militar na Argentina" e o curso "Principais temas e problemas da Argentina no século XX", pelo Dr. Miguel Taroncher, da Universidad Nacional de Mar del Plata, no salão Imembuí. As apresentação de pôsteres seguem no CEFD.

Profitecs
A 1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços da UFSM, a Profitecs, integra a 26ª JAI com programação cultural, incluindo a Casa Experimental, com o zoológico musical; a Casa Performace, a Casa do Teatro e a Casa Tradicionalista, além de atividades ao ar livre. A Profitecs funciona das 9h às 22h, com entrada franca.

A programação completa da JAI pode ser conferida aqui.

A programação completa da 1ª Profitecs pode ser conferida aqui.