Abertura da 1ª Profitecs destaca proximidade da UFSM com a comunidade

Nesta terça-feira (18), durante o primeiro dia da 1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços (Profitecs) a UFSM recebeu a visita de 30 escolas de Santa Maria e região. O evento apresenta a toda a comunidade e em especial aos estudantes de ensino básico e médio os mais de 270 cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e ensino a distância da Universidade. Além disso, a Profitecs oferece atrações culturais, uma exposição do Museu de Ciências e Tecnologias da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mostra de serviços e de escolas do exército e Brigada Militar. A mostra acontece até sexta-feira (21) das 9h às 22h no Centro de Eventos da UFSM. A entrada é franca.

A abertura oficial da Profitecs ocorreu pela manhã, próximo ao meio-dia, no Palco Central. Participaram os professores Felipe Müller, reitor da UFSM, e o professor João Rodolpho Amaral Flôres, pró-reitor de extensão e coordenador geral do evento. Felipe Müller disse que muitas pessoas não tem ideia sobre a grandeza de opções que se pode ter dentro da UFSM. Segundo o reitor, a importância do evento é justamente “mostrar o que se faz dentro da universidade e intensificar sua relação com a comunidade”. João Rodolpho Flôres destacou que mais de 140 escolas agendaram visitas à Profitecs. “O foco é a juventude: propiciar aos estudantes de ensino médio e básico tudo o que é possível sobre conhecimento na UFSM”, disse o pró-reitor de extensão.  Também estiveram presentes na abertura o vice-reitor Dalvan Reinert e autoridades da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

A 1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços da UFSM é uma realização da Administração Central da Universidade, através do Gabinete do Reitor e das pró-reitorias. Todos os Centros de Ensino e os diversos campi da UFSM participam da mostra.

Foto: Pedro Henrique Porto