A Pró-reitoria de Extensão promoveu a terceira edição do Fórum Diálogos de Extensão nessa quarta-feira (5), com abordagem do tema Educação Pública. O objetivo da realização dos fóruns é a construção de um espaço permanente para a troca de informações sobre atividades de extensão entre universidade e sociedade.
Durante a manhã foram realizadas três minipalestras e uma mesa-redonda com a participação do diretor do Centro de Artes e Letras (CAL), Pedro Brum Santos; do secretário de município de Educação, João Luiz de Oliveira Roth; do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria, profª Marta Najar; e da coordenadora da 8ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul, Celita da Silva. Os temas abordados durante as atividades foram: a construção de políticas públicas para a educação, a formação inicial e contínua de professores da rede pública, a participação da universidade e o currículo dos cursos de licenciatura, gestão de escolas públicas, entre outros.
O professor João Luiz Roth, que também é professor aposentado da UFSM, argumentou que a universidade ainda não conhece a rede pública de ensino com profundidade. Citou o exemplo de outros locais onde professores universitários são também consultores de escolas públicas. Essa situação, segundo João Luiz Roth, cria uma situação em que além de beneficiar a gestão das escolas, pauta os cursos de licenciatura a partir das necessidades das escolas.
A ideia de que as universidades deveriam conhecer um pouco melhor a realidade também é compartilhada pelo pró-reitor de Extensão da UFSM, prof. João Rodolpho Flôres. Ele comentou que muitas vezes a necessidade dos professores de estarem sempre envolvidos com pesquisa acaba por tornar a universidade um pouco mais fechada em si mesma.
A realização dos Fóruns Diálogos de Extensão é uma atitude elogiada pelo professor João Luiz Roth. Ele acha que parcerias entre estado, município e universidade são perfeitamente possíveis. “O fato de a UFSM estar promovendo o debate é uma demonstração do interesse da universidade de chamar a cidade e suas forças para pensar em conjunto”.
Durante a tarde foi realizada uma minipalestra com a professora do CAL, Ane Carine Meurer e formados grupos de discussões. As edições anteriores do Fórum Diálogos de Extensão debateram Cultura e Meio Ambiente. A ideia da Pró-reitoria de Extensão é a realização de pelo menos três fóruns por semestre.
Fonte: PRE