​APG promoveu encontro de estudantes estrangeiros

Estudantes que participaram do evento

Na quarta-feira (8), a Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFSM promoveu um encontro entre os estudantes estrangeiros de pós-graduação da universidade. Participaram da reunião estudantes de diversos países, como Colômbia, Chile, México, Peru, Paraguai, El Salvador, Moçambique e Venezuela.

No encontro, os pós-graduandos puderam falar das dificuldades enfrentadas ao chegar no Brasil e na UFSM. Entre as questões citadas, a principal e mais recorrente é a necessidade de aprimoramento nas informações fornecidas e no acolhimento por parte da universidade. Além disso, outra importante questão apontada pelos estudantes é a necessidade de criar atividades de integração e intercâmbio cultural, e melhorar a própria integração e comunicação entre a SAI e os programas de pós-graduação. Também foram apontadas dificuldades de acessar o curso de português, questão a ser trabalhada pela instituição.

Como encaminhamentos desse primeiro encontro houve a formação de um grupo de trabalho, composto por seis estudantes estrangeiros e dois membros da APG. O grupo tem a finalidade de articular junto às demais instâncias da universidade as reivindicações dos estudantes estrangeiros de pós-graduação. Também foi criado um grupo no Facebook para que todos os estudantes estrangeiros da UFSM possam dialogar e facilitar sua organização.

Os estudantes estrangeiros de pós-graduação que não puderam participar do encontro e/ou que não estão inseridos no grupo podem entrar em contato pelo email apgufsm@gmail.com para que possam ser integrados.