Dissertação analisa impacto do Reuni na docência

Analisar o desenvolvimento da política educacional do Programa de Expansão das Universidades Federais (Reuni), seus reflexos na UFSM e suas implicações no processo de intensificação e precarização do trabalho dos professores do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM. Esse é objetivo principal da dissertação de mestrado do estudante Douglas Rossa. A defesa será nesta quinta-feira (12), a partir das 14h, no miniauditório do CEFD.

O título do trabalho, orientado pela professora Maristela da Silva Souza, é “Diagnóstico da expansão do Ensino Superior através do Reuni na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e os impactos na formação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)”. O projeto foi contemplado no programa “Observatório da Educação”, realizado em parceria entre o Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Além da orientadora, Maristela Souza, a banca avaliadora será constituída ainda pelas professoras Laura Souza Fonseca (UFRGS), Liliana Soares Ferreira (UFSM) e Elizara Carolina Marin (UFSM). Conforme Maristela, a hipótese inicial do trabalho, de intensificação e precarização da docência a partir da implantação do programa do governo federal, foi confirmada pelo estudo, que será defendido na quinta-feira.