A equipe Bombaja vai lançar nesta quarta-feira (14) o seu 10º protótipo off-road. O carro marca o 8º ano de fundação do projeto na UFSM e traz inovações técnicas e estruturais, que visam à redução de massa e de custo, ao aumento da eficiência e da confiabilidade. O lançamento inicia-se às 10h no hall do Centro de Tecnologia (CT) – prédio 7 do campus – e é aberto ao público em geral.
O protótipo conta com inovações no sistema de transmissão que, pela primeira vez, será por engrenagens. A suspensão traseira também é um projeto inédito dentro da Bombaja, com um sistema de telemetria que possibilita o monitoramento do protótipo em tempo real durante as provas.
O sistema de direção do carro também é totalmente novo, proporcionando maior manobrabilidade ao piloto. A carenagem do carro foi feita com um misto de fibra de vidro e fibra vegetal de curauá (planta da família do abacaxi). Isto reduz o impacto ambiental da produção do protótipo, pois as antigas carenagens eram feitas de PVC, derivado basicamente do petróleo.
Todas essas modificações apontam para bons resultados na Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul, que acontece no sábado e domingo (17 e 18), em Gravataí. Nesta competição, a Bombaja vai participar com dois carros – o BJ-09, segundo lugar em conforto na etapa nacional, e o BJ-10.
Com informações do departamento de comunicação e marketing da Bombaja