Acadêmicos do curso de Produção Editorial da UFSM
promovem atividades durante a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece a
partir desta sexta-feira (31) até 16 de novembro.
Dentre as atividades programadas pelo curso, que
acontecem desta sexta até domingo (2), estão ações como oficinas e mesa-redonda, além
de intervenções de incentivo à leitura na Praça da Alfândega. Aproximadamente
40 pessoas estão envolvidas, entre servidores e alunos da UFSM.
A primeira atividade, “Produção textual e
narrativa para iniciantes”, acontece nesta sexta-feira (31) e será ministrada por acadêmicos do
curso de Produção Editorial. Envolvendo teoria e prática sobre produção de
textos, essa oficina busca incentivar escritores iniciantes e aproximá-los do
mundo literário. A oficina será realizadadas 13h30min às 17h30min, na
sala Noé de Mello Freitas–
Centro Cultural Érico Verissimo.
Já no sábado (1º), às 10h, acontece uma Visita Guiada ao Museu da
Comunicação – Hipólito José da Costa. Durante a visita, os participantes
poderão conhecer o acervo do museu, que envolve diversas áreas da comunicação,
em nível regional, nacional e internacional.
Ainda no sábado, a partir das 15h30min, ocorre a mesa-redonda “Produção
Editorial em novo formato: desafios para a produção e divulgação de
publicações”. O evento acontece na Sala Leste – Santander Cultural e visa
apresentar o curso de Produção Editorial e seus projetos ao público em geral
além de dar oportunidade aos acadêmicos do curso de contato com a comunidade,
em especial com os profissionais do mercado.
Para o domingo (2), está programada uma ação integrada, que
consiste nas atividades “Leitura combina com Tatuagem” e “Baralho Literário”.
Ambas acontecem das 10h às 14h, na Praça de Autógrafos. A ação tem o intuito de
levar a literatura para além das páginas dos livros, dando a oportunidade para
os leitores de terem seus corpos ‘tatuados’ com ilustrações relacionadas ao
mundo literário.
As ações são uma realização do Projeto
de Extensão “Produção Editorial em Ação”, com o apoio do curso de Comunicação
Social – Produção Editorial. O financiamento é do Ministério da Educação, por
meio do Programa de Extensão Universitária (Proext).
Assessoria de Relações Públicas da Facos