Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Interação a favor da responsabilidade social



O Programa Residência Agrária é uma especialização para estudantes de ciências agrícolas em conjunto com profissionais que trabalham em assentamentos rurais. Ele existe em 36 universidades brasileiras e suas ações são financiadas pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária do Instituto Nacional de Reforma Agrária (PRONERA/INCRA) e coordenadas, em âmbito nacional, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Incluso a esse Programa, existe o projeto “Diálogos entre a pesquisa científica e os assentamentos rurais: o curso do Residência Agrária em discussão”,que prevê três ações a serem desenvolvidas durante a especialização e finalizadas até 2015: a)estímulo e capacitação ao Moodle, para que ele possa ser uma plataforma de auxílio entre professores e estudantes nestes 36 cursos de especialização; b)realização de um Congresso Nacional dos Cursos de Especialização em Residência Agrária; c)publicações de livros sobre as temáticas trabalhadas nesses cursos.

De acordo com o coordenadordo projeto, Marcos Piccin, a ideia é que até o final deste ano todas as instituições que queiram utilizar o Moodle estejam capacitadas: “Esperamos que o Moodle possa auxiliar na formação acadêmica e profissional dos estudantes desses cursos de especialização no Brasil todo”.

A respeito do Congresso, Piccin afirmou que deverá ser uma oportunidade para realizardiscussões importantes sobre os rumos da especialização em Residência Agrária no Brasil, bem como fazer um balanço da diversidades de situações e experiências que se sucedem em todo o território nacional. O Congresso ocorrerá em abril de 2015, em Brasília, e será um evento científico com apresentação de trabalhos estudantis.

O Projeto teve início em 2013 e deve ser finalizado em 2015. Ele envolve estudantes, professores e técnicos que trabalham com o curso de especialização em todo o país, advindos de variados centros de ensino, principalmente do Centro de Ciências Rurais (CCR). Entre professores e estudantes, são mais de 3000 pessoas beneficiadas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-16094

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes