A UFSM sediará, entre os dias 1° e 8 de agosto, o 44° Congresso Brasileiro dos Estudantes de Engenharia Florestal (CBEEF). O evento consiste no maior encontro de estudantes de Engenharia Florestal do país e é composto por apresentações de trabalhos em diversos eixos, que são relacionados com as linhas de atuação da Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF).
O Congresso, que mescla conhecimento acadêmico e popular, ocorre anualmente em uma das escolas de Engenharia Florestal do país.Estudantes discutem questões inerentes ao curso, educação, meio ambiente, questões sociais, entre outros, a fim de encontrar soluções aos problemas expostos.
Nessa 44ª edição, a temática é: “A Engenharia Florestal em movimento: o papel da formação profissional e da organização estudantil na transformação social”. Aestimativa é de que aproximadamente 400 congressistas vindos de, no mínimo, 20 instituições de ensino se façam presentes.
Antecedendo o Congresso, acontece o Curso de Coordenadores (CC), que é um espaço de preparação para o CBEEF. Os cursistas ficam reunidos durante uma semana e conduzem uma análise inicial, porém aprofundada, da realidade social e da ABEEF como um todo. O CC tem como objetivo principal qualificar e preparar coordenadores, para que eles possam atuar e conduzir o CBEEF da melhor forma possível.
Estudantes de diversas partes do país estão participando do Curso, que se iniciou no dia 26 e vai até o dia 31 deste mês, no Município de Pinhal Grande – RS. Ele acontece em um assentamento de Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), para que os estudantes tenham um contato direto com a reforma agrária e alternativas de produção agroecológicas, além do caráter de imersão exigido pelo curso.
A abertura do Congresso na UFSM será no auditório Flávio Miguel Schneider, às 20h, nesta sexta-feira (1°). Todas as atividades do Congresso serão realizadas no Centro de Ciências Rurais (CCR), com as vivências ocorrendo em outros municípios. Participam graduandos em Engenharia Florestal, como também alunos da pós-graduação.
Para proporcionar a troca de culturas e celebrar a diversidade existente entre as regiões do Brasil, ocorrerão intervenções culturais em todas as noites do Congresso, das 22h à 1h da manhã. Na abertura, predominarão atrações locais. As próximas noites ficarão, cada uma, a cargo de estudantes de determinada região, para que eles apresentem a cultura do local em que vivem: Sul (Araucária), Sudeste (Mata Atlântica), Centro-Oeste (Cerrado), Nordeste (Caatinga), Norte (Amazônia). Também estão previstas apresentações de bandas locais em todas as noites.
No dia 7 será promovido um ato público nas ruas de Santa Maria, que terá como pauta oPlebiscito Popular, por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político. A concentração acontecerá na Praça Saldanha Marinho e deverá seguir até a Estação da Gare. Após, haverá mais uma intervenção cultural.
O 44º CBEEF tem apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pró-reitoria de Extensão (PRE), Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Centro de Ciências Rurais (CCR), Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (DEAER), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Diretório Acadêmico de Engenharia Florestal (DAEF), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Coordenação e Departamento do curso de Engenharia Florestal, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e da Via Campesina.
Mais informações podem ser encontradas no site: http://www.cbeef.abeef.org.br/ ou através do vídeo de divulgação feito pelos estudantes:https://www.youtube.com/watch?v=h1UZhkL409M&feature=youtu.be