A UFSM tem atraído comitivas de visitantes de outras
instituições federais de ensino superior para conhecer iniciativas de gestão
que têm obtido êxito.
No dia 25 de
junho, um grupo da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), formado por 12
servidores das áreas de compras, contabilidade, orçamento e tecnologia da
informação, veio conhecer aestrutura
e o funcionamento da execução orçamentária do Sistema de Informações
Educacionais (SIE).
O SIE consiste em uma
solução na área de administração de ensino com métodos ágeis, acessíveis e de
fácil compreensão. O sistema, desenvolvido pelo Projeto de Tecnologia de
Informação da Fateciens, em parceria com a UFSM, agrega ao software tecnologia
e praticidade para auxiliar o processo de administração das instituições.
Recepcionado por
representantes do Centro de Processamento de Dados (CPD), da Pró-Reitoria de
Administração (PRA), da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), do Departamento
de Materiais e Patrimônio (Demapa) e do Departamento de Contabilidade e
Finanças (DCF), o grupo da UFpel conheceu a estrutura do SIE e a estrutura
física do CPD. Na sequência, uma equipe da Proplan abordou questões sobre
orçamento.
O diretor do CPD,
Gustavo Chiapinotto da Silva, salienta que a visita reforça a integração com
outras instituições federais, intensificada após o início de um processo de
compras em conjunto, iniciado há dois anos. “Agora estamos colhendo os
resultados desta integração”, afirma.
Os servidores da Ufpel também
visitaram o Demapa, onde foi apresentada a
estrutura do SIE no módulo de licitações e compras e como acontece o fluxo do
processo de compras na UFSM. Após, o grupo visitou as estruturas da Divisão do
Almoxarifado e Patrimônio (DAP).
Troca de informações entre instituições
Já no dia 1º de julho,
dois servidores da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR) visitaram
o Demapa com a finalidade de contatar com os gestores dos contratos
terceirizados para verificar como é realizada a fiscalização desses serviços e
como é instruído o processo para a realização da licitação. Outro objetivo da visita
foi identificar, junto à Divisão de Patrimônio, o canal de distribuição dos
equipamentos permanentes da UFSM.
Segundo a diretora do
Demapa, Alessandra Daniela Bavaresco, estaintegração tem um significado positivo para o departamento,
pois propicia muita troca de experiências sobre assuntos comuns. “As
demandas sobre compras, contratações, recebimento e distribuição dos bens das instituições
são muito semelhantes, e dessa forma, se tem o conhecimento das boas práticas
adotadas em outras instituições que poderão servir de exemplo para o Demapa e
para toda a UFSM”, destaca.
Na
avaliação do pró-reitor de Administração da UFSM, José Carlos Segalla, são
ações de integração entre as instituições e organizações que propiciamtrocade
conhecimentos. “As instituições de ensino, por suas características, evoluem de
modo diferenciado, e a discussão de práticas adotadas resulta em aprimoramento
de ideias, que podem servir de exemplo para situações semelhantes”, analisa.
Segundo ele, o contexto de crescimento e expansão das instituições
federais de ensino superior (Ifes), a complexidade da legislação vigente e as
regulamentações governamentais apresentam grandes desafios e exigem a troca de
experiências, as quais enriquecem, também, o aprendizado da UFSM. “Nesse sentido,
nossa Instituição tem sido, ao longo do tempo, uma referência a muitas
outras instituições a nível nacional, estadual e local”, afirma.