Nesta terça-feira (1°), o diretor executivo do Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Tarcísio Freitas, esteve
a comunidade a respeito do andamento de importantes obras viárias para o
desenvolvimento da cidade e da região. Entre as novidades anunciadas,
destaca-se um projeto para a duplicação da Faixa Nova de Camobi (BR-287),
trecho de aproximadamente
km entre o centro da cidade e o trevo de acesso à Base
Aérea.
Atualmente em andamento no Dnit, este mesmo projeto prevê,
além da duplicação, um espaço exclusivo para o tráfego do transporte coletivo
urbano, seja no formato de um corredor de ônibus ou de um veículo leve sobre
trilhos. Também está sendo estudada a mudança do acesso principal ao campus da
UFSM, o qual passaria a ser pela estrada do distrito de Pains.
Na ocasião, o dirigente do Dnit trouxe à comunidade novas
esperanças para o início de outra obra, aguardada há anos na cidade: a
duplicação de um trecho de rodovia de
Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). As obras desta travessia urbana, que
inclui trechos das BRs 158 e 287, ainda não começaram devido à dificuldade de
obtenção do licenciamento ambiental.
Segundo Tarcísio Freitas, entre os principais obstáculos
neste sentido estão alguns relacionados à questão indígena, o que ele qualifica
como surpreendente, mas salienta que o entrave foi superado recentemente por
meio de negociação com a Fundação Nacional do Índio (Funai). O diretor
executivo do Dnit terá nesta semana uma reunião com a Fundação Estadual de
Proteção Ambiental (Fepam), com o objetivo de agilizar a obtenção da licença. A
previsão é que o custo da obra seja de aproximadamente R$ 300 milhões, com
previsão de início em setembro.
Outro projeto importante para a região é a construção de uma
rodovia entre Santa Maria e Santo Ângelo, prevista para ser licitada até o
final do ano. Trata-se de uma extensão da BR-392 até as Missões. O trecho
existente da estrada é atualmente a principal ligação entre a região central do
estado com o litoral sul gaúcho. A extensão da rodovia até Santo Ângelo tem uma
pretensão mais ampla: o de criar uma rota de transporte terrestre entre os
oceanos Atlântico e Pacífico, ligando o porto de Rio Grande ao de Antofagasta,
no Chile.
Tarcísio informa que há três traçados para a nova rodovia em
estudo no Dnit. Independentemente de qual for o escolhido, ele garante que
nenhum deles passará pela área urbana de Santa Maria, para não sobrecarregar o
tráfego de veículos na cidade. Existe também um projeto de duplicação do trecho
da BR-392 entre o Trevo da Uglione e a estrada de acesso à Estância do Minuano.
Ciceroneado pelo deputado federal Paulo Pimenta, a agenda do
dirigente do Dnit
Maria incluiu uma coletiva de imprensa pela manhã na Câmara
de Vereadores, à qual se seguiu um almoço no Restaurante Vera Cruz com prefeitos
e lideranças da região. Entre os presentes no almoço, estavam o reitor da UFSM,
Paulo Burmann, e o secretário estadual da Agricultura, Claudio Fioreze.
Texto: Lucas Casali