* Luana Mello
Estatísticas públicas, esse é o foco do projeto idealizado por Enio Júnior Seidel, professor do curso de graduação em Estatística da UFSM, que visa indicadores que possam caracterizar a região central do Rio Grande do Sul e colaborar com seu desenvolvimento econômico e social. “As estatísticas públicas são informações coletadas sobre a população brasileira e que possibilitam a construção de políticas públicas. Por exemplo, renda familiar, número de habitantes, número de matrículas na educação básica” explica Seidel.
É um projeto atual, de extensão, que surgiu no ano anterior a partir de uma disciplina, Estudo dos indicadores, ministrada pelo professor. Com apenas um mês de pesquisas, a princípio está se fazendo um levantamento bibliográfico dos conceitos de indicadores de estatísticas públicas. A ideia surgiu pela necessidade de fontes bibliográficas e de pesquisas a nível regional nesse tema.Além disso, é uma forma de ajudar a sociedade, fornecendo dados aos órgãos públicos que podem colaborar com o desenvolvimento da região.
Considerando-se o curto espaço de tempo para o desenvolvimento de um projeto dessa escala, objetivos ainda não foram alcançados. Mas em conjunto com o suporte à comunidade, existem os planos para nível acadêmico, “acredito que o projeto possa dar base para quem queira trabalhar com desenvolvimento regional” declara o professor. A intensão do idealizador é fazer um levantamento dos indicadores e disponibilizá-los de forma facilitada, inclusive trabalhando com o aspecto do geoprocessamento também, com mapas indicadores.
Atualmente o projeto conta com apenas dois pesquisadores além do professor coordenador Enio Seidel, a professora colaboradora Ângela Pellegrin Ansuj e uma bolsista do curso de Estatística. Mas para quem também tiver interesse em participar é possível, principalmente, para alunos dos cursos de Sistemas de Informação e de Estatística ou para qualquer aluno que possua conhecimento básico sobre indicadores de estatísticas públicas.
* Acadêmica de Jornalismo, bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social