​O ano inteiro

* Sabrina Cáceres

Ao longo deste ano, já foram e ainda serão realizados diversos concertos da 22º edição dos Concertos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, que é um projeto que consiste em concertos sinfônicos, didáticos, comemorativos, com ou sem solistas, com regentes e solistas diversos, e que tem a coordenação dos professores Marco Antonio de Almeida Penna e Enio Guerra, do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria.

Esse projeto começou em 1982 com outro formato e, segundo Guerra, partiu da Direção da Orquestra Sinfônica, através de seu diretor que é ligado ao Departamento de Música da UFSM, envolvendo os cursos de especialização da música.

Os concertos ocorrem durante quase todo o ano, a partir de 8 de abril a 18 de dezembro. A orquestra participa de eventos e outros projetos, principalmente fora do Campus e são realizados em vários locais e cidades. Eles são sempre abertos ao público para todas pessoas e comunidades.

A orquestra é formada por alunos de graduação, egressos, professores e pessoas da comunidade. Os participantes da orquestra se integraram através das disciplinas, são convidados ou por meio de seleções feitas. Os instrumentos que compõem a orquestra são: primeiros violinos; segundos violinos; violas; violoncelos; contrabaixos; flautas, clarinetas, oboés; fagotes; trompas; trompetes; trombones; percussão e piano.

O objetivo do projeto, de acordo com Guerra , é levar a música sinfônica para todas camadas sociais, propiciar a comunidades da região sul o contato com a música sinfônica universal e regional, oportunizar aos músicos integrantes da orquestra contato com público e espaços diferentes, levar ao público cultura e informação, além de fazer acontecer a aplicação dos conhecimentos técnico-interpretativos de cada componente para alcançar uma boa performance.

Guerra informou que os próximos concertos serão dia 27 de julho, na Abertura do 29º Festival Inverno da UFSM, em São João do Polêsine, às 10h, e às 16h, concerto ao ar livre junto a Banda de Música da 3ªDE; dia 25 de setembro, no Theatro Treze de Maio, dia 7 de outubr,o no Salão Nobre do Colégio Marista Santa Maria e, dia 8 de outubro,  em Frederico Westphalen, abertura da Feira do Livro. Os concertos seguintes ainda não tem data certa, mas serão divulgados quando forem marcados.

Para mais informações, consulte o site da Orquestra: http://w3.ufsm.br/sinfonica/.

* Acadêmica do curso de Jornalismo, bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social

Foto: Divulgação da Orquestra