A 18° edição da Semana Acadêmica da Fisioterapia, ocorreu nos dias 15 à de 17 de maio, no auditório Gulerpe do Hospital Universitário (Husm). Os temas tratados nas palestras, debates e discussões, foram solicitados pelos estudantes. Organizada pelo Diretório Acadêmico do curso, os três dias foram guiados sob tema “O Fisioterapeuta em novas perspectivas de atuação: o ser humano sob a ótica da intregalidade.
Participaram do evento, acadêmicos da UFSM, ULbra e Unifra. Professores e palestrantes ressaltaram a importância de reunir as três instituições, com suas divergências, para tratar da Fisioterapia sob vários prismas. Abarcando todas as perspectivas na área da saúde, levando não só em conta a parte profissional, mas também a dos pacientes, tendo como palavra-chave a integralidade.
Após cada palestra, os alunos podiam esclarecer suas dúvidas e pendências sobre o assunto com convidados e profissionais já atuantes no mercado de trabalho. A relação entre terapeuta e paciente foi amplamente discutida, visto a necessidade de um cuidado integral em certos casos. Táticas para melhorar o mercado da Fisioterapia- que não faz parte do “tripé saúde”- , alternativas de tratamentos e gestão de saúde também foram pautadas. Além disso, dois minicursos foram oferecidos aos interessados sob um valor adicional, no Auditório Londero do HUSM.
O professor de Fisioterapia da UFSM, Jadir Lemos, procura sempre participar da Semana Acadêmica e destaca importância desse tipo de interação entre alunos e profissionais, uma vez que ambos os lados, podem “tirar suas dúvidas” e acrescentar muito à construção do conhecimento em uma área que precisa estar em constante progresso.