Na noite da última quarta-feira (30), a praça Saldanha Marinho foi palco de 25 lançamentos de livros da Editora da Universidade Federal de Santa Maria. O número é significativo, segundo o próprio prefeito Cezar Schirmer, ao referir que durante os 15 dias do evento serão lançadas 150 obras.
O reitor Paulo Afonso Burmann destacou a importância da Feira do Livro de Santa Maria, a segunda maior do Estado: “a feira é uma biblioteca pública a céu a aberto. É o espaço de democratização do conhecimento e o principal evento cultural de nossa cidade”, afirmou Burmann ao elogiar a participação ativa dos vários segmentos da UFSM na organização do evento.
No seu discurso, o chefe do executivo enalteceu a maior participação da Editora na Feira. “O número expressivo de obras lançadas esse ano significa o crescimento da produção fomentada pela UFSM. Isso nos dá a dimensão do serviço prestado pela editora”, afirmou Schirmer.
O total de obras lançadas nessa edição é três vezes maior do que a publicação da Editora na feira de 2013 (7 obras) e, ultrapassa também a da feira de 2012 (14).
Daniel Coronel, diretor da Editora, destacou ainda a parceria feita com a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) e o lançamento do livro Reflexões Docente. “O lançamento foi um sucesso. A editora vai cada vez mais aperfeiçoar sua ação para aumentar a participação em eventos literários e culturais”, garantiu.
Após a sessão de autógrafos, os autores e convidados participaram de um coquetel no prédio da SUCV.