No sábado, dia 12 de abril, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se unirá ao Exército para uma ação integrada na Vila Bela União, de Santa Maria. A estimativa é atender cerca de mil pessoas da comunidade local e outras três vilas da região: Jordânia, Portão Branco e Nossa Senhora da Conceição.
Durante todo dia, mais de 80 pessoas, entre docentes, técnico-administrativos em Educação e estudantes da UFSM, prestarão uma série de atendimentos no local. Os serviços ofertados pela Instituição estão sendo coordenados pela Pró-reitoria de Extensão (PRE), dentre eles, a orientação do Colégio Politécnico, que irá não só distribuir mudas de árvores frutíferas, mas também ensinará os moradores a plantar e cultivar. A Objetiva Júnior também está engajada na iniciativa e executará um Plano de Ação para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lidovino Fanton. Outras ações da UFSM serão do curso de Educação Física, que irá oferecer exercícios para a Terceira Idade e aulas de Artes Marciais para os jovens; e do curso de Medicina Veterinária que fará vacinação de animais e clínica preventiva. Profissionais da Residência Multiprofissional irão oferecer atendimento em várias áreas, entre elas; Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem e Odontologia, assim como os alunos do PET Saúde também têm presença confirmada.
A Ação integrada é uma iniciativa da 3º Divisão do Exército (3ª DE) e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Também participam do evento a Base Aérea de Santa Maria, Prefeitura Municipal, Defesa Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.