O Grupo de Pesquisa em Agroecologia, Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Prof. José Antônio Costabeber e o Grupo de Agroeocologia Terra Sul (GATS) aprovaram três projetos na chamada MCTI/Mapa/MDA/MEC/MPA/CNPq Nº 81/2013. Os projetos são relacionados à manutenção do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), à implantação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia, Agrobiodiversidade e Sustentabilidade na UFSM e à criação da Rede Sul de Estudos em Agroecologia (ReSNEA), respectivamente.
Os dois primeiros projetos são coordenados pela UFSM, enquanto o terceiro é pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O CVT, cuja sede é a sala 4305 de prédio 43, será executado em 13 municípios integrantes do Território da Cidadania Central do RS, por uma equipe de pesquisadores ligados a quatro centros de ensino da UFSM e ao Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari. Adicionalmente, conta com a participação de seis instituições parceiras: Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural e Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (SDR/RS), Secretaria de Agricultura, Pecuária e do Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul (Seapa/RS), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Secretaria de Educação de Santa Maria (Smed) e Secretaria de Proteção Ambiental de Santa Maria.
O CVT será implantado por meio do desenvolvimento de ações de caráter multi e interdisciplinar, orientadas pelo enfoque agroecológico, visando sensibilizar e capacitar agricultores familiares e gestores públicos. Igualmente, objetiva qualificar a formação de recursos humanos, capazes de aumentar a competência tecnológica e científica, de maneira a ampliar a sustentabilidade e a competitividade dos sistemas de produção de base ecológica no Território da Cidadania Central do estado do Rio Grande do Sul, articulando esforços de pesquisa, educação e extensão com as ações das diversas instituições atuantes no desenvolvimento regional.
A Rede Sul de Agroecologia tem por finalidade reunir os NEAs e articular e potencializar ações de ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia desenvolvidas por sete universidades localizadas na Região Sul do Brasil, apoiando, assim, a consolidação da Agroecologia e da produção orgânica.