Em posse realizada na tarde de segunda-feira (24), a nova direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM reafirmou o compromisso de continuar trabalhando em prol do constante crescimento de um dos maiores centros de ensino da Instituição. O ato reuniu autoridades e a comunidade universitária no auditório do prédio 74 C. O diretor Mauri Leodir Löbler e o vice-diretor Wanderlei José Ghilardi assumem o Centro após a consulta à comunidade realizada em novembro de 2013.
Em seu discurso de despedida, o ex-diretor, Rogério Ferrer Koff, fez um apanhado de seus 10 anos na direção do CCSH, sendo dois como vice e oito como diretor. Disse que, como jornalista de formação, aprendeu muito na área de administração com seu vice, Mauri, agora diretor. “Tenho certeza de que o Centro está entregue nas mãos de duas pessoas muito competentes para continuar a fazer o grande CCSH do futuro”, afirmou, elogiando Mauri também por sua confiança. “Ele pensa em soluções, não em problemas”, disse. Koff agradeceu a toda a equipe, referiu-se a técnico-administrativos, docentes e alunos, e disse que o CCSH está melhor hoje, porque foi um projeto construído por toda a comunidade.
Ex-coordenador do curso de Ciências Contábeis, Wanderlei José Ghilardi disse ser uma honra e um desafio assumir a vice-direção do Centro. Afirmou que irá respeitar a pluralidade do Centro, trabalhando com humildade e determinação, e pretende contar com o apoio da equipe, da Reitoria, esperando contribuir com o colega Mauri. “O compromisso com a defesa da Instituição é maior que qualquer projeto político. Vamos necessitar da participação de todos”, disse, enfatizando o comprometimento ético com a sociedade.
Já o novo diretor, em um discurso emocionado, marcado por agradecimentos a Koff, equipe de trabalho, comunidade acadêmica e à família, disse que só quem precisou de uma universidade pública e gratuita, como ele, sabe o valor que ela tem. Por isso, reafirmou o compromisso de trabalhar por melhorias. Citou avanços obtidos nos últimos anos, mas disse que ainda há espaço para crescimento, tanto nos cursos de graduação, de pós, em infraestrutura. Professor desde 1996, Mauri afirmou que pretende manter diálogo com a Reitoria para buscar constantes melhorias no Centro. “Mudanças virão, mas sem sobressaltos”, destacou.
Após homenagem às esposas dos novos diretores, o reitor, Paulo Afonso Burmann, desejou êxito a Mauri e Wanderlei. “Desde já, contem com nosso apoio e parceria”, disse. Também lembrou que o ex-diretor Rogério Koff prestou contribuição significativa para a Universidade. Burmann afirmou que a intenção é trabalhar junto com o CCSH e os demais centros, na perspectiva de que há muitos espaços para serem ocupados em todos os níveis do processo de gestão. “O desenvolvimento de cada célula, de cada unidade dessa Universidade, é o desenvolvimento da Instituição”, enfatizou.
Também acompanharam a solenidade o vice-reitor, Paulo Bayard, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Neiva Cantarelli, que leu os termos de posse do diretor e vice, além de familiares, servidores técnico-administrativos e docentes e alunos.