Ao lermos um livro, conhecemos palavras novas, interagimos em um mundo diferente, ativando a imaginação, exercitando a interpretação, entre outros inúmeros benefícios que a leitura nos proporciona, já comprovados cientificamente. Desde que somos crianças, nos acostumam a ler histórias infantis, mas quando chegamos à fase de jovem adulto, muitas vezes a leitura cai no esquecimento.
Por saber da importância que um livro tem na vida de uma pessoa, o professor de Medicina da UFSM Luis Augusto Bassi, além de lecionar na disciplina de História da Medicina, lançou em janeiro seu primeiro livro de ficção, Haram Montes Marlic, que é também o nome do personagem principal.
Bassi prefere não entrar em detalhes sobre o que especificamente a história conta, para deixar que os leitores façam suas próprias interpretações. “O livro deixa de ser teu a partir do momento que você o tira da gaveta, pois a pessoa que lê faz uma interpretação pessoal do que eu escrevi. E isso está sendo uma experiência interessante para mim”, diz o professor, que sempre foi apaixonado pela literatura fantástica e desde criança já escrevia contos para entregar de presente para seus conhecidos – algo que ele faz até hoje.
A história de Haram Montes Marlic foi escrita há 10 anos, mas só agora surgiu a oportunidade de publicá-la por uma editora, a Chiado. O livro é uma saga direcionada para o público juvenil e segue uma linha medieval e de aventura.
Ao escrever o livro, Bassi não apenas realizou um desejo de muitos anos, mas também pretende contribuir para o hábito da leitura, principalmente pelos jovens, e não somente de livros relacionados ao curso no qual estudam, mas também de romance e ficção. “A leitura é importante em todos os aspectos. E é bom que os jovens sejam incentivados. Eu estou tentando fazer isto”, salienta Bassi, que diz não levar como uma função profissional a escrita do livro, e sim, como um hobby.
Texto e fotos: Paola Spencer – Acadêmica de Jornalismo.