Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Rondonistas da UFSM seguem realizando operações no Maranhão



Participantes da Operação Portal da Amazônia do Projeto Rondon, estudantes da UFSM realizam atividades no município de Senador La Rocque, região oeste do Maranhão. O grupo, liderado pelos professores Fernando Lock e Ubiratan Tupinambá Costa, objetiva a capacitação de multiplicadores nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia e produção.

A equipe foi recebida pelo prefeito do município, Francisco Nunes da Silva, secretários, vereadores e professores. Francisco exaltou o trabalho do Projeto Rondon, que está em operação na cidade pela segunda vez, e ressaltou a importância da presença dos rondonistas para a comunidade. Na primeira semana de atividades, o grupo visitou áreas rurais do município e aplicou oficinas de Reciclagem, Saneamento Básico, Como aumentar a produção de Gado de Corte e Leite, Boas Práticas de Fabricação, Custos e Formação de Preços e Práticas de Associativismo e Cooperativismo.

Além do convívio com a comunidade, os universitários já puderam vivenciar a cultura regional e as tradições locais. Juntamente com o grupo de Santa Maria estão estudantes da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), que realizam trabalhos nas áreas de cultura, educação, saúde e direitos humanos.

O Projeto Rondon foi criado em 1967 e extinto em 1989, sendo relançado pelo governo federal no ano de 2005. O projeto tem a missão de levar o estudante universitário a realizar ações que contribuam para o desenvolvimento local sustentável, fortaleçam a cidadania e colaborem com o bem estar da população. A Operação Portal da Amazônia está sendo realizada em 15 municípios do Maranhão e em dois do Tocantins.

Na próxima semana, os rondonistas santa-marienses irão trabalhar na sede do município, com oficinas como Campanhas de Valorização da Cidade, Rádios Comunitárias, Informática, Horta Comunitária e Orçamento Familiar, além da construção de uma casa ecológica, na praça, feita com barro, areia e cimento. A equipe retorna para Santa Maria dia 10 de fevereiro. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-13470

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes