Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Rondonistas da UFSM vão desenvolver atividades comunitárias no interior do Maranhão



Uma equipe formada por dois professores e oito alunos da UFSM embarcam nesta sexta-feira (24) em uma viagem de mais de 2.700 km rumo ao Nordeste brasileiro. Porém, diferentemente da maioria das viagens que os estudantes programam para esta época do ano, neste caso não se trata de uma viagem de férias, mas de uma missão de trabalho voluntário proporcionada pelo Projeto Rondon, dentro da Operação Portal da Amazônia. O ponto de chegada é o pequeno município de Senador La Rocque, localizado no oeste do Maranhão. Durante duas semanas, a equipe da UFSM vai oferecer diversas oficinas e atividades comunitárias à população local.

Senador La Rocque localiza-se perto da divisa com Tocantins, estando a cerca de 650 km da capital maranhense, São Luís. A população laroquense, estimada em cerca de 14.300 habitantes, tem na agropecuária uma de suas principais fontes de renda. Em 2014, o município completa 20 anos de existência. O nome da cidade foi inspirado em Henrique de La Rocque, influente político do Maranhão. Na região, entretanto, muitos ainda a conhecem por Macuíba, o seu nome indígena original.

Embora os rondonistas da UFSM comecem a viagem nesta sexta-feira, a previsão é que cheguem ao seu destino final somente no domingo (26). Eles embarcam no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, rumo a Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, a qual servirá como local de concentração para a Operação Portal da Amazônia. Lá os professores e alunos da UFSM ficam durante o sábado (25), em instalações do Exército, e seguem até Senador La Rocque no dia seguinte.

A Operação Portal da Amazônia será realizada em 17 municípios, dois deles localizados no Tocantins e o restante, no Maranhão. Cada cidade vai receber duas equipes de rondonistas. Senador La Rocque, por exemplo, terá a presença de uma equipe da UFSM e outra da Universidade Metodista de Piracicaba.

A equipe da UFSM é coordenada pelo professor Fernando do Nascimento Lock, do curso de Ciências Contábeis. Docente do curso de Odontologia, Ubiratan Tupinambá da Costa (mais conhecido como “Bira”) é o outro professor da equipe. Com atuação no Projeto Rondon desde os anos 70, Bira tem participado anualmente das operações desde que o projeto foi retomado pelo Ministério da Defesa. A equipe da UFSM é constituída também pelos seguintes alunos:

– Amanda Frick Martins, do curso de Relações Públicas;

– Bruno Maciel, do curso de Engenharia Florestal;

– Daniela Huberty, do curso de Jornalismo;

– Juliane Palma, do curso de Engenharia de Produção;

– Marciéli Bovolini, do curso de Engenharia Florestal;

– Priscila Bernhard, do curso de Zootecnia;

– Rebeca Dopke, do curso de Medicina Veterinária;

– Vagner Horz, do curso de Ciências Contábeis.

Oficinas – Em Senador La Rocque, os rondonistas da UFSM vão desenvolver oficinas nas áreas de comunicação, trabalho, tecnologia e ambiente. Na programação, uma das atividades que mais se destacam é a construção de uma “casa ecológica”, como eles a apelidaram. Para tanto, a equipe conseguiu a doação de 50 metros de sacos de polietileno conhecidos como “hiperadobe”. Para erguer as paredes da casa, basta preencher estes sacos com terra, e depois empilhá-los um em cima do outro.

Esta é uma técnica de construção ao mesmo tempo sólida, barata e ecologicamente correta, que dispensa o uso de materiais tradicionais, como tijolos e madeira. Para exemplificar como a técnica funciona, a equipe da UFSM pretende erguer uma construção de um metro quadrado em uma praça da cidade.

Na área ambiental, também serão proporcionadas à população oficinas relacionadas a recuperação de áreas degradadas, trilhas ecológicas, toxoplasmose, saneamento básico e cuidados com animais domésticos. Destacam-se também atividades relacionadas a compostagem, horto comunitário e reciclagem. A preocupação com o meio ambiente também relaciona-se aos cuidados com a saúde, como evidenciam as oficinas que terão como tema as doenças transmitidas pela água e práticas seguras de manipulação de alimentos.

Mais voltadas para o trabalho e a economia local, serão oferecidas oficinas sobre manejo de gado e boas práticas de produção na pecuária. Os empreendedores de Senador La Rocque também terão a oportunidade de participar de capacitações sobre gestão e orçamentos empresarial e familiar. Associação em cooperativas, custos e formação de preços também serão temas de oficinas.

A informática estará presente com capacitações sobre os programas do Microsoft Office. Na área da comunicação, as oficinas vão destacar temas como assessoria de imprensa, organização e divulgação de eventos, grupos sociais e rádios comunitárias.

O encerramento das atividades está previsto para o dia 8 de fevereiro. Ao longo das duas semanas em que ficarão na cidade, os rondonistas da UFSM vão desenvolver estas oficinas com o apoio dos órgãos públicos e entidades locais.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-13421

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes