Concurso vai premiar com até 12 mil dólares trabalhos relacionados ao setor energético

Estudantes de pós-graduação que pesquisam o setor energético têm pouco mais de um mês e meio para participar do Eco_lógicas. Este é um concurso promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (Ideal) e instituições parceiras. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2014. O Eco_Lógicas chega à sua 5º edição com a premiação de até 12 mil dólares para os vencedores das categorias de eficiência energética e energias renováveis.

Para se inscrever, é necessário enviar um trabalho de 20 a 30 páginas, junto com um termo de aceite assinado, para o e-mail info@institutoideal.org. Participam da seleção trabalhos inéditos nos níveis de especialização, mestrado e doutorado, de universidades públicas e particulares de toda a América Latina e Caribe.

Entre as questões consideradas pelos avaliadores estão método, relevância do tema e qualidade da redação. Em um primeiro momento, serão pré-selecionados 10 trabalhos, que vão ganhar um prêmio de 2 mil dólares cada um. As pesquisas vão integrar uma publicação a ser distribuída em universidades e bibliotecas. Os dois grandes vencedores, que serão divulgados até março de 2014, receberão mais 10 mil dólares por trabalho, além de 5 mil dólares para o professor orientador.

O Eco_Lógicas é promovido pelo Instituto Ideal, Parlamento del Mercosur, Centro de Formación para Integración Regional (Cefir), Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), Oficina Regional de Ciencia de la Unesco para América Latina y el Caribe e Organização Latinoamericana de Energia (Olade).

Desde quando surgiu, em 2008, o prêmio alavanca a produção acadêmica no setor energético. Pelo envolvimento dos estudantes e pela necessidade de um compartilhamento de experiências e pesquisas entre os países, o concurso passou de regional para a abrangência de toda a América Latina e Caribe, reforçando a busca em comum por políticas sustentáveis.

O regulamento completo e outras informações constam no endereço www.institutoideal.org/ecologicas.