Semana Acadêmica de História discute os movimentos sociais

Nesta segunda-feira (2), inicia a Semana Acadêmica do curso de História, que tematiza nesta edição os Movimentos Sociais: A Sociedade em Movimento. O evento acontecerá até quinta-feira (5), ofertanto GD’s (Grupos de Discussão), palestras e oficinas, que abordam os mais variados movimentos sociais e suas demandas, como as reivindicações por terra, igualdade, liberdade et al.

Ainda dentro da programação estão previstas oficinas como a pintura do Diretório, construindo muralismos que expressem os anseios dos alunos do Curso de História, de forma a aproximá-los dos espaços de representação política do CCSH e da Universidade como um todo e bem como apresentações de Trabalhos na modalidade “livre”, desde que dentro do âmbito da História como campo de saber, ou correlacionada.

Dentre os objetivos da Semana Acadêmica estão elaborar de fato um espaço fraterno que não se utilize dos movimentos sociais apenas numa forma de “vitrine”, de modo que estes, sim, possam encaminhar questões, se pôr como solidários oferecendo espaços formativos de fato. Dessa forma, pretende-se diminuir o distanciamento que existe entre a Universidade e os movimentos sociais, em especial no curso de história, compreendendo-os como movimentos sujeitos de transformação histórica; além de dialogar com estes movimentos, a fim de entender seus contextos e pautas; entendendo-os como fundamentais na sociedade na qual estamos inseridos para um maior aprofundamento e compreensão. Proporcionar vivências, contribuindo por meio da História, para a descriminalização destes movimentos sociais que tem sido alvo de demonização pelas mídias hegemônicas, pretendendo-se junto a isso, historicizar assim cada movimento social.

Segundo a comissão organizadora do evento, o desenvolvimento desta Semana Acadêmica se justifica pela necessidade de promover maior contato,  diálogo e troca de informações, para a descontrução do senso comum, ao qual apregoa os movimentos sociais como incômodos e  baderneiros, deslegitimando demandas que vão de encontro à ampliação dos direitos humanos no país. Como já dito anteriormente, o ano que passa é marcado pela intensificação das reivindicações por melhorias na educação, saúde, por uma reforma política  que dê conta de maior acesso da população aos processos políticos que permeiam o presente momento, e de tantas outras com um histórico de luta pelo acesso à terra, pela equidade de gênero, pela verdade.

Além do mais, A Semana Acadêmica de História,  “Movimentos Sociais: A sociedade em Movimento” propõe a formação política e a aproximação de alunos e movimentos aos meios de representação política dentro da UFSM e de Santa Maria. Dessarte presume-se a ampliação da consiência dos estudantes e envolvidos para com os variados movimentos e suas perspectivas políticas.