Joalheiros e designers de joias discutem as tendências do setor em seminário na UFSM

Uma palestra sobre joalheria contemporânea é um dos destaques do primeiro dia do Seminário Brasileiro de Gemologia e Design de Joias, cuja 3ª edição começou hoje (28) na UFSM. A programação acontece no auditório do prédio 67 e no Centro de Artes e Letras (CAL) – prédio 40 do campus. O objetivo do evento é reunir designers de joias de todos o país, bem como o público acadêmico e empresarial, para que se discutam novas ideias e tecnologias do setor joalheiro. As atividades encerram-se neste sábado (30), dia em que uma excursão com participantes do seminário sairá de Santa Maria com direção a Ametista do Sul

A palestra mencionada acima tem como ministrante Seizo Soares, criador da marca Seizo Joias. Entre as atividades previstas para esta sexta-feira (29), destaca-se uma palestra com representes do Ñandeva, programa de desenvolvimento de artesanato com sede em Foz do Iguaçu (PR). Também haverá palestras sobre “Design de superfície e joalheria”, a ser ministrada pela professora da UFSM Reinilda Minuzzi, e sobre “As tendências no design de gemas e jóias”, com o consultor de tendências Dário Caldas.

Na programação de amanhã ainda constam apresentação de trabalhos, mateada e bate-papo com expositores e gemólogos, e sessão de autógrafos com a artista plástica e designer Liliane Mancebo, autora do livro Guia Prático para o Desenho de Joias, Bijuterias e Afins.

O seminário é promovido pelo CAL, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Passo Fundo (UPF). A programação completa e outras informações sobre o evento constam em sua página no Facebook.