UFSM inaugura Polo de Inovações e Incubadora Social nesta quinta-feira

A UFSM inaugura dois importantes projetos nesta quinta-feira (28), às 16h, no Centro de Eventos: o Polo de Inovações Tecnológicas e Sociais e a Incubadora Social.

Polo de Inovações Tecnológicas e Sociais representa um avanço da Universidade no sentido de desenvolver o empreendedorismo inovador. No local, as empresas que saem da Incubadora Tecnológica da universidade terão uma oportunidade de continuar seu processo de consolidação, ocupando espaço físico maior e estreitando sua relação com laboratórios de pesquisa. Na sequência, poderão até mesmo ocupar área própria no Santa Maria Tecnoparque.

Para sediar provisoriamente o Polo de Inovações, o Pavilhão das Microempresas do Centro de Eventos da UFSM foi adequado com recursos de R$ 500 mil provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia. Duas empresas, selecionadas por meio de seleção pública, estão em processo de instalação: uma tem como foco produtos na área de polímeros, e a outra desenvolve e produz equipamentos eletrônicos. Edital para novas empresas deverá sair no primeiro semestre de 2014.

Já a Incubadora Social da UFSM será implantada oficialmente, firmando-se como um programa de extensão universitária de grande relevância social. Apresentada à comunidade em outubro de 2012, a Incubadora Social conta hoje com oito empreendimentos pré-incubados, incluindo grupos de artesanato e de fabricação de produtos alimentícios. A Associação das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) também está vinculada à Incubadora Social para suporte técnico.