Mostra Internacional de Cinema ocorre a partir de dezembro

O Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) passa a realizar a partir de dezembro de 2013, além do festival, uma mostra de cinema. A novidade é a 1ª Mostra Internacional de Cinema, que nesse ano terá a América do Sul como tema.  A curadoria dos filmes foi realizada pelo diretor do Instituto Estadual de Cinema (IECINE), Luiz Alberto Cassol. Quem apresenta a mostra em conjunto com o SMVC é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm).

A Mostra acontecerá de 9 a 13 de dezembro e apresenta cinco produções e co-produções de longa-metragem da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Uruguai, que serão exibidas nas sedes da Apusm (abertura da mostra) e Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) – Cineclube Lanterninha Aurélio. Em cada exibição haverá debate com um representante de cada filme e professores da UFSM e convidados da Apusm.

A partir de agora a equipe do SMVC organiza uma Mostra Internacional de Cinema ao final de cada ano. Já o tradicional festival competitivo Santa Maria Vídeo e Cinema, passa a ser realizado no primeiro semestre. Em 2014, a 12ª edição será na primeira quinzena de abril.

Programação da Mostra

9 de dezembro – segunda-feira

Coquetel de Boas-vindas

Exibição do filme: "A Oeste do Fim do Mundo" (Brasil/Argentina)