Sedufsm comemora 24 anos nesta quinta-feira (7)

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) completa nesta quinta, 7 de novembro, 24 anos de fundação. A data será lembrada com um coquetel de comemoração na sede da Sedufsm, localizada à rua André Marques, 665. O evento inicia às 19h30min e são convidados para o ato os filiados, autoridades, sindicatos e integrantes de movimentos sociais.

A Sedufsm passou a existir no dia 7 de novembro de 1989, durante uma assembleia de fundação que ocorreu no auditório do prédio do Centro de Ciências Sociais e Humanas (Antiga Reitoria). O encontro foi presidido pelo professor do Centro de Educação, Clovis Renan Jaques Guterres e secretariado pela professora do curso de História, Berenice Corsetti. Nascia uma seção sindical, membro de um corpo maior, que é o ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. O direito à sindicalização por parte dos servidores públicos, incluídos aí os professores federais, surge a partir da Constituição de 1988, que adapta a legislação do país ao processo de redemocratização.

O presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro reverencia  um sindicato que, desde o início, representa uma ferramenta de luta dentro da universidade e na sociedade. “Ainda hoje, a Sedufsm, como base do ANDES-SN, cumpre um papel importante, de luta e de resistência contra os ataques neoliberais desferidos contra a universidade e serviço público em geral. São 24 anos em infindáveis batalhas. Não é pouca coisa. Vamos comemorar”, destaca Rondon.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Sedufsm.