Colóquio tematiza Catástrofes, Movimentos Sociais e Formas de Resistência

Com o objetivo de produzir um conjunto de reflexões que auxiliem a repensar a educação a partir de experiências coletivas traumáticas, como as do holocausto, acontece o 5º Colóquio de Formação de Professores, dias  18, 19 e 20 de dezembro. Segundo a organização do evento, uma vez que documentos oficiais apontam atualmente estar em curso, no Brasil, a preocupação com o desenvolvimento de um sistema de prevenção a catástrofes naturais, o projeto indaga: O que poderia auxiliar na prevenção a eventos traumáticos provocados pela omissão humana? Além disso, a proposta busca auscultar as modificações ocorridas no cotidiano da educação da cidade de Santa Maria (RS), decorridos alguns meses após a tragédia da boate Kiss, que vitimou 242 pessoas, na maioria jovens, sendo 115 alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Catástrofes como essa trazem consigo a expressão de um trauma coletivo, o que exige uma nova postura da educação e das ciências humanas de modo geral.

O Colóquio acontecerá no auditório da Multiweb (prédio 67), ao lado da Fatec, dirigido a alunos de graduação e pós-graduação, professores de redes escolares e ensino superior, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

A programação do evento é a seguinte:

18 de dezembro (quarta-feira):

Manhã

8h30min – Apresentação cultural

– 9h – Apresentação do projeto do evento pelo professor Amarildo Trevisan – UFSM

– Mesa de Abertura:

– 9h15min: Palestra “A (in) sustentável dureza do ser: a questão do medo e da desconfiança como geradoras da busca do controle”, com o professor Valdo Barcelos – UFSM

– 10h30min – Coffee break

– 10h45min: Palestra “Catástrofe, acolhimento e solidariedade: movimentos éticos e estéticos”, com a professora Valeska Fortes de Oliveira – UFSM

Mediador: Drdo. Marcus Fontana – UFSM           8h30min – Apresentação cultural

Tarde

– 14 h – Defesa de qualificação de Tese de Doutorado: “Complexidade e reconhecimento em EaD”- Drdo. Marcus Fontana – UFSM

Banca Examinadora: Amarildo Luiz Trevisan (UFSM – Orientador); Adriana Moreira da Rocha Maciel (UFSM); Geraldo Antônio da Rosa (UNIPLAC); Valdo Barcelos (UFSM); Vilson José Leffa (UCPel); Valeska Fortes de Oliveira (UFSM) – 1º Suplente; Maiane Liana Hatschbach Ourique (UNIPAMPA) – 2º Suplente

– 16h30min – Coffee break

19 de dezembro (quinta-feira)

Mesa 2:

– 9h: Palestra “O Contestado como movimento social: catástrofe marcada por ‘sangue, suor e lágrimas’ no sertão de Santa Catarina”, com o professor Geraldo Antônio da Rosa  – UNIPLAC/SC

– 10h – Coffee break

– 10h30min: Palestra “Catástrofes, escatologias e mal sofrido”, com o professor Noeli Dutra Rossatto – UFSM

Mediador: Drdo. Luiz Claudio Borin – UFSM        8h – Apresentação cultural

Tarde

– 14 h – Defesa de qualificação de Tese de Doutorado: “A Formação dos formadores em questão: A racionalidade do sistema CAPES de avaliação da pesquisa em educação” – Drdo. Evandro Dotto Dias – UFSM

Banca Examinadora: Amarildo Luiz Trevisan (UFSM – Orientador); Geraldo Antônio da Rosa (UNIPLAC); Valeska Fortes de Oliveira (UFSM); Maiane Liana Hatschbach Ourique (UNIPAMPA); Adriana Moreira da Rocha Maciel, (UFSM); Valdo Barcelos, (UFSM) – 1º Suplente; Sueli Menezes Pereira (UFSM) – 2º Suplente.

– 16h30min – Coffe break

19h – Lançamento de livros e Confraternização (em local a ser combinado)

20 de dezembro (sexta-feira)

Mesa 3:

– 8h30min: Palestra "Formação em tempos de barbárie e o sentido da experiência" – Profa. Dra. Maiane Liana H. Ourique – UNIPAMPA/RS

– 10h – Coffee break

– 10h30min: Palestra: “Catástrofes e crises na perspectiva da Psicologia Dialética: Resiliência como emergência humanizadora”, com a professora Adriana Moreira da Rocha – UFSM

Mediador: Drdo. André Luiz Fagundes – UFSM

– 13h e 30min – Oficina-1

Tema: “O diário de Anne Frank em debate” – coordenador: Drdo. Maurício Cristiano de Azevedo, Drda. Ercília de Moura Garcia Luiz, Grdas. Angélica Mendes e Denise da Rosa (UFSM)

– 15h30min – Coffe break

– 15h45min – Oficina-2