Encerramento do programa Conexões de Saberes na UFSM foi marcado por solenidade

A Pró-Reitoria de Extensão realizou na quinta-feira (24) a solenidade de encerramento do programa Conexões de Saberes. Esta ação extensionista começou em 2010, financiada primeiramente com recursos do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Posteriormente, a pró-reitoria deu continuidade ao programa com recursos próprios do orçamento da UFSM e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A solenidade de encerramento ocorreu no Salão Imembuí, localizado no 2° andar da reitoria.

A decisão de dar continuidade ao programa com recursos da universidade foi tomada devido às avaliações positivas das ações desenvolvidas na primeira etapa pelos docentes e acadêmicos participantes. Parte destas ações é relatada no livro e no DVD lançados na solenidade de quinta-feira, ambos com o título Conexões de Saberes: Diálogos Possíveis entre a Universidade e as Comunidades Populares.

O público assistiu durante a cerimônia aos pronunciamentos do pró-reitor de Extensão, João Rodolpho Amaral Flores, dos coordenadores gerais, André Ramos Soares e Maria Lacia Moura Leal, bem como dos coordenadores de projetos, Verli Fátima Petri da Silveira, Claudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa, Rosane Rosa e Elenir Fedosse.

Entre os aspectos do programa enfatizados nestas manifestações, destacam-se a interação e conexão da UFSM com as comunidade escolares e populares de Santa Maria e com entidades não-governamentais. Ao final, o vice-reitor Dalvan Reinert salientou os esforços da comunidade universitária em cada vez mais interagir com a sociedade, por meio da extensão universitária, tendo como objetivo a difusão do conhecimento em prol de melhorias culturais, econômicas e sociais da população local e regional.

Mais de 200 alunos da UFSM participaram do Conexões de Saberes ao longo dos seus quatro anos de execução, juntamente com 30 servidores docentes e técnico-administrativos. Foram parceiras do programa 17 escolas de Santa Maria, com destaque ainda para a colaboração de entidades como a Associação Cuica, o Centro de Referência Familiar Recanto do Sol (Cefasol), a Oca Brasil, a TV Ovo e o Abrigo Espírita Oscar José Pithan.