V SIPECOM tem como tema Epistemologia e desafios da pesquisa em comunicação

O Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação (SIPECOM) iniciou, na última terça (15) à noite, a sua quinta edição no Salão Imembuí da UFSM. O evento é uma promoção do Programa de Pós-graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade e traz como tema a “Epistemologia e desafios da pesquisa no campo da comunicação”.

A cerimônia de abertura do seminário teve a participação do vice-reitor da UFSM, Dalvan José Reinert; o diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Rogério Koff; o chefe do Departamento de Ciências da Comunicação, Flavi Lisboa; a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Márcia Amaral; e a organizadora da SIPECOM, Ana Coiro. O evento foi seguido por uma conferência dada pela Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro em Portugal, Maria Manuel Baptista; a qual traçou um panorama histórico sobre os Estudos Culturais.

O SIPECOM, que ocorre até o dia 17 de outubro, contou também com uma mesa sobre a Epistemologia da Comunicação na manhã de ontem. Nela, o professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale Rio dos Sinos (UNISINOS), Jairo Ferreira, o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Antônio Signates, e o professor da UNISINOS, José Luiz Braga, debateram o tema sob a mediação da professora Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello.

Já na tarde de ontem, o evento promoveu a apresentação dos Grupos de Trabalho no prédio 74C. Na ocasião, foram apresentados trabalhos nas áreas de Produção Editorial, Jornalismo, Publicidade, Recepção, Audiovisualidades, Cultura e Identidade e Comunicação Institucional e Organizacional. Durante a noite, o SIPECOM promoveu outra mesa com o tema “A comunicação como campo e teoria”, na qual debateram o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Francisco Rüdiger, a professora da Universidade de Brasilia, Zélia Leal, e o professor do Instituto Gino Germani da Universidade de Buenos Aires, Eduardo Vizer.

Hoje (17), desde das 9h, o evento promove a mesa “Práticas analíticas e técnicas de pesquisa em comunicação” com a participação dos professores Bruno Souza Leal (Universidade Federal de Minas Gerais), Nilda Jacks (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Mônica Martinez (Universidade de Sorocaba). Às 13h30min, haverá o lançamento do livro “Análise Crítica da Narrativa” do professor Luiz Motta (Universidade de Brasília), o qual também participará, às 14h, da mesa “Desafios da pesquisa em cultura e comunicação”, junto das professoras Liv Rebecca Sovik (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Rosario Sánchez Vilela (Universidade Católica do Uruguai). Já os encontros dos Grupos de Trabalho ocorrerão, às 10h30min e, às 16h, sendo seguido com o encerramento do evento às 18h30min.

A 5ª edição do SIPECOM também está promovendo a cobertura momentânea das mesas e reuniões dos grupos de trabalho que pode ser acompanhada pela sua página, pelo Facebook e Twitter.

Repórter: Laíssa Sardiglia – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.