Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dia do Professor: homenagem àqueles que contribuem para que a UFSM seja reconhecida por sua qualidade



Com mais de 1,8 mil docentes, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) celebra nesta terça-feira, 15 de outubro, o Dia do Professor. A Reitoria emitiu nota alusiva à data. “O tempo passará, nossos estudantes se tornarão profissionais, mas não esquecerão aqueles que contribuíram para a sua formação. Obrigado, professores e professoras que contribuem para que nossa universidade seja reconhecida por sua qualidade", diz o texto assinado pelo reitor, Felipe Müller, e pelo vice-reitor, Dalvan Reinert.

A mensagem reconhece a importância de uma categoria cujos números vêm em constante crescimento na instituição. Desde 2010, 378 novos docentes foram nomeados na UFSM. Só neste ano, foram 73 (até esta terça-feira). E há a previsão de mais ingressos ainda para 2013, conforme o Núcleo de Concursos Docentes, tendo em vista que há editais de concursos abertos em andamento.

Assista ao vídeo realizado pela Tv Campus em homenagem ao Dia do Professor:

Muitas das mais recentes contratações são para atender à demanda de novos cursos viabilizados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Os números detalhados podem ser conferidos no item “indicadores” do portal da universidade.

No total, a UFSM conta com 1.683 docentes do ensino superior e 147 da educação básica, técnica e tecnológica. Dos professores do ensino superior, a grande maioria (1.172) possui doutorado, e 47 fizeram pós-doutorado. Entre os professores da educação básica, técnica e tecnológica, há 87 com mestrado e 39 com doutorado.

“Minha paixão era ensinar e aprender”

Cada um dos 1.830 docentes da UFSM tem uma história de dedicação ao ensino. Histórias como a de Marian Noal Moro. Durante a licenciatura de Matemática na UFSM, ela descobriu sua vocação, reforçada depois de ter sido aluna de Paulo Freire em um curso de especialização. “Minha paixão era ensinar e aprender, por isso me dediquei ao magistério”, diz. Marian foi alfabetizadora, professora do ensino médio e, posteriormente, na Universidade.

Depois de aposentada na UFSM, retornou como convidada pela atual gestão para exercer a função de pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, cargo que ocupa desde março de 2012. “Isto foi muito gratificante, pois trabalhar com o jovem, ouvi-los e construir junto a eles as propostas para a nossa caminhada é um espaço de crescimento e aprendizagem. Continuo com projetos de futuro e acreditando que o professor é alguém que facilita o que Paulo Freire defende com tanta propriedade: ‘Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção’”, comenta Marian, para quem o magistério foi e continua sendo um grande desafio, pois permite “ensinar e aprender”.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-12261

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes