Encontro envolve estudantes de geografia da região sul em Santa Maria

Até domingo, ocorre na UFSM o 6º Encontro Regional Sul de Estudantes de Geografia (Eregeo Sul). Envolvendo universitários do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; o evento tem como enfoque nesse ano "O papel da geografia na democratização e transformação do espaço”.

O Eregeo é encontro concebido pelo Conselho Regional Sul de Estudantes de Geografia (Coregeo Sul) que envolve, numa rotatividade anual, os três estados da região sul. Diferente de outros eventos acadêmicos, ele se propõem ir além da universidade ao se direcionar para uma ação mais intervencionista. Conforme o estudante de geografia, André Weber, o encontro busca levar a prática dos estudantes fora da universidade; o "Eregeo começa na universidade, mas vai além dela".

Além disso, o evento busca também contribuir para as demandas locais das cidades onde ocorre. Por meio do contato com os movimentos atuantes e com a própria sociedade, visa intervir nas reais necessidades de cada lugar. Um exemplo dessa intervenção é a proposta do Geo na Rua, uma ação do evento que busca tirar a discussão do meio acadêmico promovendo um espaço aberto para que toda sociedade discuta as suas problemáticas. Dessa forma, traz o povo, junto com os movimentos sociais, para a discussão e a luta.

Durante essa edição em Santa Maria, o tema provido pelo Geo na Rua será a democratização do espaço a cultura e a cidade; ou seja, a promoção de espaço para todas as pessoas se expressarem e terem cultura. O tema se torna relevante após a tragédia da boate Kiss; pois, segundo o estudante de Geografia, Thaimon Socoloski, "a falta de espaços públicos na cidade acaba embretando toda a sociedade dentro das boates tendo que comprar a sua cultura". Além disso, o tema também envolve o processo de higienização do centro da cidade, no qual os espaços públicos sofrem degradação enquanto há promoção de espaços privados e elitizados. Como comenta André, ao mesmo tempo em que o "Geo na Rua" promove o debate, ele também "está tentando ocupar esses espaços".

Essa intervenção promovida pelo Eregeo Sul também tem como enfoque reaver as mobilizações que ocorreram em Junho desse ano. Conforme Thaimon, "esse encontro pode funcionar como um propulsor para que a gente volte a discutir". Além disso, o evento se propõe instigar os participantes a levarem esses debates para o seu convívio. Como comenta o estudante, a intenção é que o "pessoal, quando volta pra sua cidade, leve essa discussão".

O encontro também promoverá ações mais restritas aos acadêmicos de geografia, mas abertas a sociedade em geral. É o caso de oficinas, além de saídas a campos e apresentações de trabalhos no sábado.

Para mais informações, http://eregeosul.blogspot.com.br/