UFSM assina carta de intenções com a Universidade de Bonn

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deu mais um importante passo no seu processo de internacionalização. Nesta quinta-feira (3), foi assinada uma carta de intenções com a Universidade de Bonn, da Alemanha, que deve oportunizar a cooperação técnica, seminários e pesquisas conjuntas, além de intercâmbio de professores, técnicos e estudantes.

Uma comitiva da UFSM aproveitou a presença de uma missão da Universität Bonn no Brasil para estreitar relações. Na impossibilidade de os alemães virem a Santa Maria, o grupo foi a Porto Alegre. O encontro foi realizado pela manhã, na PUCRS.

Trata-se de uma retomada de relações. O vice-reitor Dalvan Reinert, no exercício da reitoria, lembra que, em 1964, o fundador da UFSM, José Mariano da Rocha Filho, e o professor Artur Primavesi foram homenageados pela Universidade de Bonn devido a convênios e intercâmbios mantidos entre ambas as instituições.

Recentemente, houve uma reaproximação, intermediada pelo egresso da UFSM Maurício Hunsche, que fez doutorado e hoje é professor na universidade alemã. Após contatos por e-mail, foi elaborada em conjunto uma carta de intenções, assinada nesta terça-feira por Dalvan e pelo reitor da Universidade de Bonn, Jürgen Fohrmann.

Na ocasião, professores de ambas as instituições trocaram informações sobre possíveis áreas de intercâmbio. “Fizemos este esforço para abrir mais esta oportunidade para a nossa comunidade se relacionar com uma universidade que tem grande destaque europeu e internacional, e fomos muito bem acolhidos, tivemos sucesso nessa reaproximação”, avalia Dalvan, lembrando que a instituição alemã tem 195 anos e fica em uma cidade que existe há mais de dois mil anos. “Eles têm muita experiência em ensino, pesquisa. Será muito bom para a UFSM, neste momento de internacionalização, voltar a se relacionar com Bonn”, acrescenta.

Os alemães também saíram entusiasmados do encontro. Tanto o reitor quanto a diretora da secretaria de internacionalização, Lilo Krickau-Richter, destacaram as grandes expectativas em relação às oportunidades que se abrem. “Vemos na UFSM uma forte parceira para pesquisa e intercâmbio acadêmico”, afirmou Fohrmann.

Eles ressaltaram que há enorme potencial de crescimento de intercâmbios. Atualmente, uma acadêmica da UFSM está em Bonn pelo Ciência Sem Fronteiras. Ainda neste segundo semestre, o programa do governo federal deve abrir novo edital. Na Universidade de Bonn, há várias áreas disponíveis (www.international.uni-bonn.de).

Conforme Dalvan, além dos intercâmbios, outras tratativas previstas na carta de intenções devem resultar em acordos e convênios de cooperação já a partir dos próximos meses. “São muitas oportunidades que se abrem entre a UFSM e Bonn”, ressalta o reitor em exercício.

Integraram a comitiva da UFSM os professores Manfredo Höerner, Ernesto Lang (ambos da Química), Elena Blume (Defesa Fitossanitária), Mauro Oliveira (Farmacologia), Andreas Weise (Engenharia de Produção), Christian Hamm (Filosofia) e José Miguel Reichert, que também é diretor científico da Fapergs.

Fotos e texto: Ricardo Bonfanti.