Revista em quadrinhos nos idiomas português e kaingang será lançada nesta quinta-feira

Uma revista em quadrinhos bilíngue, nos idiomas português e kaingang, será lançada nesta quinta-feira (26), às 17h, na Aldeia Três Soitas, que se localiza na Rua Pedro Santini, perto da Estação Rodoviária de Santa Maria. Com ilustrações de Joacir Dias Xavier, As Aventuras do Indiozinho Bretã conta três histórias verídicas vividas por índios na cidade. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin) e a comunidade da aldeia.

As três histórias que compõem a revista foram contadas em 2012 por crianças kaingangs, na aldeia onde vivem, durante um encontro com a equipe de comunicação da Sedufsm e membros do Teatro Saca Rolhas. As histórias posteriormente foram transformadas em uma peça de teatro, que foi apresentada na UFSM a crianças da Creche Ipê Amarelo. Nesta quinta-feira, às 16h, antes do lançamento da revista, um grupo de 26 crianças da creche fará uma visita à aldeia para conhecer a Escola Indígena Augusto Ope da Silva, na qual estudam 19 crianças indígenas.

As Aventuras do Indiozinho Bretã já havia sido apresentada ao movimento docente em julho de 2013, durante o 58º Conad – Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. A apresentação ficou a cargo do professor Julio Quevedo, vice-presidente da Sedufsm, e do cacique kaingang Natanael Claudino. As revistas serão distribuídas gratuitamente a escolas indígenas do Rio Grande do Sul, servindo como material didático em sala de aula.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Sedufsm