Seminário internacional de enfermagem vai reunir 650 participantes em Santa Maria

Mais de 650 profissionais e estudantes vão participar do 2° Seminário Internacional “Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde”, que começa nesta quarta (25) e segue até a próxima sexta-feira (27), em Santa Maria. O evento ocorre no Park Hotel Morotin, simultaneamente à 9ª Semana de Enfermagem da UFSM. O seminário terá a participação de representantes 67 municípios gaúchos e sete estados brasileiros. Eles vão assistir a palestras de professores e pesquisadores do Canadá, Colômbia e Portugal, e também de conferencistas que atuam em instituições de excelência do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.

Ao longo do seminário, haverá palestras, reuniões, visitas técnicas, cursos e mesas-redondas, além dos 360 painéis que serão apresentados pelos participantes. Acontecem também dois fóruns de interesse: um relacionado à pós-graduação e outro sobre as escolas de graduação do Rio Grande do Sul.

Entre os temas a serem abordados, destacam-se: pesquisa qualitativa, ética e bioética, lesões de pele, gestão de risco e segurança do paciente, sistematização da assistência de enfermagem, relações interpessoais no trabalho, regulamentação do trabalho, Ciência sem Fronteiras e o mundo globalizado. Todos estes temas serão abordados de forma a relacionar-se uns com os outros, com vistas à tessitura de uma rede. É esta perspectiva que está subentendida no título do seminário: “Tecendo Redes na Enfermagem e na Saúde”.

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem, coordenações dos cursos de Enfermagem da UFSM (campi de Santa Maria e Palmeira das Missões) e Direção de Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria.

A programação completa e outras informações constam na página www.seminarioenfermagem.com.br.