28ª JAI terá apresentação de 2.757 trabalhos

A 28ª Jornada Acadêmica Integrada(JAI) terá a apresentação de 2.757 trabalhos que deve ocorrer entre 14 e 18 de outubro. Os trabalhos se dividem entre o 28º Salão de Iniciação Científica (para trabalhos de pesquisa), 6º Fórum Extensão Conta (para trabalhos de extensão), 5ª Mostra de Ensino (para trabalhos de ensino) e 4º Salão de Pós-graduação (para pós-graduandos).

Nesse ano, a JAI traz duas mudanças em relação aos anos anteriores. A primeira mudança é a isenção da taxa de inscrição para trabalhos oriundos da UFSM. Entretanto, os 160 trabalhos externos provenientes de outras universidades tiveram de pagar a taxa de R$20.

– Nós entendemos que a JAI é um evento da UFSM para a comunidade acadêmica da UFSM e por isso a isenção do pagamento – explica prof° Alessandro Dal Col Lúcio, Coordenador da Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

A segunda mudança é o local da apresentação dos trabalhos. As apresentações ocorriam tradicionalmente nos ginásios do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), mas os trabalhos desse ano devem ser apresentados no Pavilhão Polivalente do Centro de Eventos da UFSM, onde ocorreu em maio a mostra de cursos, profisões e pesquisa da 2ª Profitecs. Segundo o prof. Alessandro Dal Col, a medida é uma adequação às normas de segurança orientadas pelo Corpo de Bombeiros de Santa Maria.

Os trabalhos que serão apresentados na 28º JAI serão avaliados por docentes da UFSM e também por um comitê externo do CNPq, que vem avaliar a qualidade dos trabalhos apresentados e também o evento como um todo. Essa avaliação do CNPq é usada para verificar e orientar a política de iniciação científica utilizada pela UFSM.

A avaliação por parte dos docentes da UFSM é feita por professores orientadores de pesquisa e serve para selecionar trabalhos para mostras em eventos de âmbito regional e nacional nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação leva em conta oito itens: relevância, inovação, conteúdo, volume dos resultados, conclusão, apresentação oral, estrutura do banner e se o trabalho já foi publicado em alguma revista científica ou exposto em algum evento da área.

As apresentações deverão ocorrer em seis turnos entre os cinco dias de evento. Serão cinco tardes (14h às 17h) entre o dia 14 e 18 de outubro; e uma noite (19h às 21h), no dia 16. As apresentações seguem a seguinte programação:

– 14 de outubro (segunda-feira) – Centro de Educação Superior Norte (CESNORS), Colégio Agrícula de Frederico Westphalen (CAFW), Unidade de educação Descentralizada de Educação Superior (UDESSM), Externos.

– 15 de outubro (terça-feira) – Centro de Ciências Rurais (CCR)/ Colégio Politécnico da UFSM.

– 16 de outubro (quarta-feira) – Tarde: Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Centro de Artes e Letras (CAL), Centro de Educação (CE); noite: cursos noturnos.

– 17 de outubro (quinta-feira) – Centro de Ciências da Saúde (CCS),  Centro de Educação Física e Desportos (CFED).

– 18 de outubro (sexta-feira) – Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), Colégio Técnico de Santa Maria (CTISM).

Além das apresentações de trabalhos, a 28ª JAI conta com três palestras e cinco seminários organizados pelas unidades de ensino da Universidade que também promoverão eventos durante a Jornada. A programação paralela construída por essas unidades ainda está sendo formulada, mas a programação dos eventos confirmados está disponível na página da JAI. No endereço do evento, também estão as normas de confecção dos banners para os alunos que irão apresentar os trabalhos na jornada e o formulário de inscrição para ouvintes, que vai até o dia 26 de setembro. A taxa de inscrição para ouvinte é de R$ 5. Os Módulos Orais dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão só serão divulgados a partir do dia 23 de setembro.

Foto: Ítalo Padilha.

Repórter: Victor Carlotto – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.