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Pós em Distúrbios da Comunicação Humana promove eventos nesta semana



Até sexta (13), acontece o4º Seminário de Aquisição Fonológica (IV SAF), no Park Hotel Morotin, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia (PPGDCH) da UFSM, e pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFPel. 

O Programa de PG em Distúrbios da Comunicação Humana informa que acontecerá o Curso – Sistema Scliar de Alfabetização, 15h/aula, ministrado pela professora Leonor Scliar Cabral (professora Emérita, Titular aposentada da UFSC), nos dias 13 e 14, no Park Hotel Morotin. O curso será iniciará no dia 13 às 18h no Salão B. Dia 14 o curso será manhã e tarde.

A iniciativa é dirigida a profissionais envolvidos com alfabetização (fonoaudiólogos, pedagogos, entre outras áreas), bem como estudantes de cursos de graduação (fonoaudiologia, pedagogia, educação especial, letras, entre outros). As inscrições podem ser feitas no local do evento e as vagas são limitadas. 

Ementa: O curso tem por alvo fazer com que:

a) se obtenham melhores resultados com os alunos, para que se sintam mais confiantes, desenvolvendo o gosto pela leitura e pela escrita;

b) os professores entendam melhor as dificuldades de seus alunos e saibam como contorná-las;

c) tenham a sua disposição um material de qualidade, embasado nas mais recentes teorias e pesquisas sobre leitura, sabendo para o que serve cada exercício e como deve ser aplicado.

Programa de Curso

1. Analabetismo funcional

2. As neurociências na alfabetização e leitura

3. Desenvolvimento da língua verbal oral

4. Fundamentos da alfabetização integral e integrada

5. Métodos de alfabetização

6. As principais dificuldades na alfabetização

7. Outras dificuldades na alfabetização

8. A leitura e o sistema alfabético do português brasileiro

9. Critérios para a introdução dos grafemas

10. Como escolher o grafema para as atividades de ensino-aprendizagem

11. Quadro fonêmico das consoantes e das vogais do PB

12. Valores atribuídos aos grafemas, independentes do contexto grafêmico

13. Valores dos grafemas, dependentes do contexto escrito

14. Letras M m – N n em final de sílaba interna para nasalizar a vogal precedente e, em final de vocábulo, depois de E e – A a, nasalizando e ditongando;

Valores de C c – G g – Q q antes das vogais posteriores;

Os dois valores do grafema R r dependentes do contexto grafêmico – o único valor do grafema RR rr;

Valores previsíveis e imprevisíveis do grafema X x

Práticas

Aventuras de Vivi – Roteiros de Aula

Unidade 1. Grafemas V– I – O

Unidade 1. Atividades suplementares, grafemas V – I – O

Unidade 2. Grafemas V v – I i – A a – U u – E e

Unidade 2. Atividades suplementares, grafemas V v – I i – A a – U u – E e

Mais informações pelo site – http://letras.ufpel.edu.br/elo/home_saf.html)

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