Avanços recentes da robótica serão apresentados em workshop na UFSM

Termina na próxima sexta-feira (23) o prazo para submissão de trabalhos para o 1° Workshop Internacional de Robótica de Serviço, que vai apresentar na UFSM os mais recentes desenvolvimentos, descobertas e invenções na robótica e áreas afins. Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e pelo Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (Gepoc), o evento ocorre nos dias 16 e 17 de setembro, no auditório Pércio Reis, que se localiza no Centro de Tecnologia – prédio 7 do campus de Santa Maria. Além de assistir a palestras e apresentação de trabalhos, os participantes terão também a oportunidade de presenciar demonstrações e praticar o manejo de robôs.

Na programação, constam sessões de demonstração de robôs de telepresença, laboratório remoto, micro-robótica e robôs que desativam minas terrestres. Afora a troca de conhecimentos sobre robótica, o evento visa também a incentivar os alunos a apresentar trabalhos em inglês, como também a assistir a apresentações nessa língua.

Haverá ainda palestras sobre robôs bípedes, reconstrução de cenas em 3D, computação para ajuda a pessoas com deficiência, robôs que jogam futebol e veículos aéreos não-tripulados, entre outros temas. As palestras serão proferidas por professores da Universidade Ostfalia de Ciências Aplicadas (Alemanha), Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade do Estado da Bahia e das universidades federais de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Pelotas (UFPel) e do Rio Grande (Furg). Haverá ainda um bate-papo com membros da Base Aérea de Santa Maria.

A programação completa, instruções para inscrição e outras informações constam na página brasero.ufsm.br.