Palestras da 3ª Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica iniciam segunda-feira
Publicado em
O Programa de Pós-graduação (PPG) em Ciências Biológicas: Bioquímica toxicológica realiza a 3ª Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica, de 19 a 23 de agosto. A programação está disponível no site www.ufsm.br/oficinadeinverno. Todas as palestras acontecem no Anfiteatro C, prédio 18
Os palestrantes são:
Michael Aschner
Doutor em Anatomia e Neurobiologia e Pós-doutor em Toxicologia pela Universidade de Rochester. Atualmente é professor de neurociências, pediatria e farmacologia no Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, Nashville, EUA. Atuação principal: Mecanismos de tranposte da periferia para o cérebro, neurotoxicologia do desenvolvimento, o papel dos metais na neurodegeneração e Síndrome da Guerra do Golfo.
Antônio Galina Filho
Doutor em Química Biológica pela UFRJ e Pós-Doutor pela Universidade de Barcelona na área de Engenharia Metabólica do Controle da Diabetes. Atualmente é professor adjunto da UFRJ pelo Instituto de Bioquímica Médica. Atuação principal: metabolismo de açúcares, enzimologia glicolítica, fisiologia mitocondrial, mecanismos de geração de EROs em mitocôndrias, bioenergética mitocondrial de fisiopatologia e transporte iônico. Palestra: Mitocôndria é mesmo para produzir ATP?.
Abel Santamaría
Laboratório de aminoácidos excitatórios, Instituto Nacional de Neurologia e Neurocirurgia, Universidade Nacional Autônoma do México, Cidade do México, México. Atuação principal: ácido quinolínico, estresse oxidativo e peroxidação lipídica. Palestra: Nrf2 modulation in experimental models of neurodegenerative disorders: role of nutraceutics.
Ana Laura Colín-González
Laboratório de patologia vascular cerebral, Instituto Nacional de Neurologia e Neurocirurgia, Programa de Doutorado em Ciências Biomédicas, Universidade Nacional Autônoma do México, Cidade do México, México. Atuação Principal: 3-hidroxikinurenina, isquemia e reperfusão. Palestra:3-Hydroxykynurenine: An intriguing molecule exerting dual actions in the SNC.
Luciana Calabró
Doutora em Educação e Ciência pela UFRGS. Atualmente é bolsista de pós-doutorado da UFRGS. Atuações principais: experiência na área de educação, com ênfase em cienciometria, divulgação científica e educação. Palestra: Interação entre as bioquímicas da UFRGS e UFSM: Uma análise cienciométrica.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.