UFSM lança Revista de jornalismo científico e cultural

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através da Agência de Notícias da Coordenadoria de Comunicação Social, lança uma revista de jornalismo científico e cultural na próxima segunda-feira (22), às 15h, no auditório do prédio 67, Campus Universitário. Batizada de Revista Arco, a publicação traz a proposta de que o conhecimento não fique restrito a laboratórios e salas de aula da Instituição.

A cerimônia de lançamento, aberta ao público, traz o escritor e jornalista especializado em divulgação científica, Carlos Orsi, para ministrar sua palestra “Jornalismo Científico e o papel das universidades na divulgação da ciência”. Orsi trabalhou durante muitos anos como divulgador da ciência nos veículos do grupo Estado e atualmente trabalha como freelancer em diversas publicações, como Galileu e Discovery. Exemplares da Revista Arco serão distribuídos aos presentes.

Com o slogan “Revista Arco. Aproxima o saber do seu cotidiano”, a publicação visa democratizar o acesso ao conhecimento e oferecer um espaço de diálogo entre a Universidade e a sociedade. Utilizando uma linguagem didática e com o visual atraente, temas de interesse geral trabalhados por pesquisadores da UFSM são apresentados na revista.

O material, que tem apoio do Gabinete do Reitor, é uma oportunidade de capacitação prática aos estudantes de jornalismo, pois as reportagens foram apuradas e escritas pelos acadêmicos. O projeto gráfico e as ilustrações foram desenvolvidos pela Projetar, empresa júnior do curso de Desenho Industrial, e a campanha de lançamento foi desenvolvida pela Facos Agência, do curso de Publicidade e Propaganda .

A primeira edição da Revista Arco tem tiragem de mil exemplares e será distribuída gratuitamente em diversos pontos da UFSM e em livrarias e cafés da cidade. A edição impressa será trimestral e também poderá ser acessada pela internet, a partir do dia 22 de julho, pelo endereço www.ufsm.br/arco.

Contatos para mais informações: Luciane Treulieb (editora-chefe): (55) 3220- 9659 / Lucas Missau (editor): (55) 3220-8127 / arco@ufsm.br