Os principais encaminhamentos já foram tomados e Santa Maria se prepara para receber professores de todo o país entre os dias 18 e 21 de julho, quando ocorrerá o 58º Conselho do ANDES-SN (Conad). O tema desta edição é “Andes-SN: Sindicato de luta, ampliando a organização da categoria e a unidade classista dos trabalhadores”. No dia 22 de maio, a comissão organizadora se reuniu em Santa Maria para discutir o detalhamento do evento, que ocorrerá nas dependências do Itaimbé Palace Hotel. O encontro, que terá a presença de pelo menos 200 docentes, acontece pela primeira vez em Santa Maria. O outro encontro de deliberação do Sindicato Nacional, que é o Congresso, já foi realizado em Santa Maria, mas há 17 anos, em 1996: o 15º Congresso do Andes-SN.
O Conselho tem como objetivo, além de debater questões ligadas as Instituições de Ensino Superior, aprovar e discutir as demandas financeiras para o próximo ano. É o momento de traçar as metas do plano de lutas. O 2º secretário do Andes-SN, Paulo Marcos Borges Rizzo, enfatiza a importância desta edição, pois analisa que “vivemos um contexto de dificuldade nas universidades e precisamos de fato atualizar o plano de grupo”. Desde que ocorreu a última edição do Conad, em junho do ano passado, em Parnaíba (PI), a Sedufsm se organiza para receber o encontro.
Para o presidente da Sedufsm, Rondon de Castro, que também é diretor do Andes-SN, a escolha de Santa Maria para o encontro faz valer o trabalho que vem sendo realizado há alguns anos pelo Sindicato, tanto na organização de eventos quanto na mobilização da categoria. Realizar o 58º Conad “significa uma questão de valorização da Sedufsm como seção sindical e da importância da UFSM como universidade pública e gratuita. Trazer para cá delegados do país inteiro é mostrar o trabalho que estamos fazendo”, enfatiza Rondon.
Segundo o 1º vice-presidente da Regional RS Andes-SN, Carlos Alberto Pires, o motivo do encontro foi delinear a melhor maneira de realizar um bom evento, e sobre a escolha de Santa Maria sediar o Conad, avalia que “estamos muito felizes em contar novamente com um evento nacional na nossa cidade, na nossa universidade que tem uma história de lutas que se confunde com a história do Andes-SN”.
As Seções Sindicais do Andes-SN e seus filiados têm até o dia 4 de julho para enviarem suas contribuições para o anexo do Caderno de Textos. Já o Caderno de Textos do 58º Conad está pronto, o prazo de envio das sugestões foi encerrado no dia 5 de junho.
Cronograma do 58º Conad
Quinta-feira, 18 de julho
Manhã
Das 9h às 12h: Horário para credenciamento dos participantes
Das 10h às 12h: Plenária de abertura do evento
Tarde
Das 14h às 16h: Plenária de Instalação
Das 14h às 18h: Credenciamento
Noite
Das 18h às 20h: Plenária Tema I – “Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do Andes-SN frente às ações estabelecidas no 32º Congresso”
Sexta-feira, 19 de julho
Manhã
Das 9h às 12h: Grupo Misto – Tema II – “Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores”
Tarde
Das 14h às 17h: Grupo Misto – Tema III – “Avaliação e atualização do plano de lutas: Setores”
Noite
Das 18h às 21h: Grupo Misto – Tema IV – “Questões organizativas e financeiras”
Sábado, 20 de julho
Manhã
Das 9h às 12h: Plenária Tema II – “Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores”
Tarde
Das 14h às 17h: Plenária Tema III – “Avaliação e atualização do plano de lutas: Setores”
Domingo, 21 de julho
Manhã
Das 9h às 12h: Plenária Tema IV – “Questões organizativas e financeiras”
Tarde
Das 15h às 17h: Plenária de Encerramento