arte#ocupaSM apresenta diversas formas de arte contemporânea até sábado na Gare

Até o próximo sábado (1º), Santa Maria está tomada pela arte contemporânea. O segundo arte#ocupaSM teve início na tarde desta terça-feira (28), no Largo da Gare, apresentando diversas formas de manifestação artística. A promoção é do grupo Momentos Específicos, com realização do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM e Prefeitura de Santa Maria.

Reunindo mais de 60 artistas, entre eles 16 vindos de países da América Latina como Argentina, Colômbia e México, o arte#ocupaSM prima pela diversidade. Quem for até a Gare pode conferir obras como esculturas, pinturas, esquetes teatrais, instalações e apresentações musicais.

Artistas também fazem performances inusitadas. Dany Quiroga e Mel Velasques, de Rio Grande-RS, propuseram-se a passar os quatro dias do evento amarradas com uma corda pela cintura – a temática do arte#ocupaSM neste ano é “existindo juntos”. O trabalho de um catador de lixo de Santa Maria também virou arte: sua rotina está sendo registrada em fotos – uma forma de “existir com os invisíveis”. “O evento contempla produção e reflexão ao mesmo tempo”, explica a curadora, a professora do CAL, Rebeca Stumm.

Hoje à tarde, os artistas reuniram-se para uma conversa inicial. Cada um apresentou sua proposta. As colombianas Lorenza Vargas e Juana Calle propõem um projeto que envolve fotografias e agendas. Mais do que mostrar, elas também querem ver. “Queremos saber o que se faz aqui, conhecer artistas, compartilhar experiências”, disse Lorenza.

Depois do bate-papo, mãos à obra. Um workshop, uma proposta de karaokê em espanhol e uma conversa sobre arte sonora foram algumas das primeiras ações do arte#ocupaSM. Estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio Politécnico da UFSM estiveram entre os primeiros apreciadores das diferentes formas de arte propostas pelo evento.

O arte#ocupaSM envolve mais de 100 pessoas, entre alunos e professores representando pelo menos oito instituições de três estados. A visitação à Gare pode ser feita até sexta-feira, das 14h às 22h, e no sábado, das 10h às 17h. A entrada é franca.

A programação completa do evento pode ser conferida em arteocupasm2013.worpress.com.

Repórter: Ricardo Bonfanti.